Conceito de Lealdade

LealdadeO conceito de lealdade tem a ver com a existência de sentimentos de pura devoção e confiança com o outro, pode ser a uma pessoa ou animal. A lealdade pode ser sentida também em entes abstratos tais como uma nação, instituição ou uma ideologia e em todos estes casos se torna visível através da defesa dos ideais que essas entidades representam. A lealdade é, além disso, considerada uma das virtudes mais sinceras e honradas que o ser humano (embora não exclusivamente ele) pode sentir.

Quando se fala em lealdade, podemos definir como um sentimento físico e mental para com o outro. Neste sentido, a lealdade pode ser vivida não só por seres humanos, mas também por animais (sendo a lealdade canina talvez a mais popular de todas). Entretanto, quando falamos de lealdade como noção abstrata de compromissos com certos valores morais e éticos, devemos reduzi-la ao ser humano. Aí é onde a lealdade se transforma em uma virtude humana que tem como objetivo a facilidade para estabelecer profundos laços de amor, solidariedade e carinho entre os indivíduos que formam uma comunidade.

Ao mesmo tempo, podemos referir também a lealdade como uma característica que envolve certa hierarquia social. A lealdade é algo que muitos grupos ou indivíduos devem desenvolver para aqueles que são entendidos como autoridades, tornando várias ocasiões em um tipo de lealdade coerciva. Neste sentido, a lealdade tem a ver mais com o respeito pela diferença social do que com o sentimento de cada indivíduo como pessoa.

Finalmente, a lealdade é sem dúvida um dos elementos mais importantes a nível social hoje em dia, pois é através de si mesmo que o ser humano pode confiar em outro. Esta confiança e lealdade para um objetivo comum é a base de todas as organizações sociais e culturais nas quais os objetivos são compartilhados por todos os membros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Lealdade