Conceito » Lazer

Conceito de Lazer




O conceito de lazer ou também conhecido como “ócio” vem da etimologia latina otium, o que significa descanso. Mas para chegar a uma compreensão adequada do conceito de lazer é essencial para distinguir tanto o lazer e o tempo livre.
Lazer ou tempo livre é considerado como o período de tempo não sujeito a deveres. O homem de hoje tem mais tempo livre que o homem antigo, mesmo que não seja consciente disso. Pensando nas pessoas que realizam um trabalho de quarenta horas numa semana e 30 dias de férias por ano, pode apreciar tempo livre de 29,5%, dependendo do número total de horas no ano.
Se conhece como lazer, embora muitos tendem a chamá-lo de tempo livre, todas aquelas atividades com liberdade de escolha e oportunidades que envolvem casos individuais não estando vinculadas a qualquer emprego formal e são executadas por pessoas, precisamente o tempo livre, tempo de lazer, e aquele tempo que lhe resta depois de ter feito o seu trabalho.
Embora em geral, o lazer, em maior grau, parece estar mais relacionado ao esporte de atividades físicas como futebol, tênis, basquete, ginástica, além de realizar atividades culturais como ir ao cinema, ler um livro, ver um jogo, se juntar com o seu grupo de amigos, também o simples fato de se deitar na cama para descansar e assistir TV, pode ser considerado entre as opções para praticar durante nosso tempo de lazer.

Neste sentido, o tempo de lazer, é um tempo assim como o trabalho, com horários específicos para ser realizado. Por exemplo, o lazer geralmente se desenvolve durante os tempos em que as pessoas nem sequer têm de trabalhar ou estudar. Portanto, os dias em que podemos ver mais pessoas praticando atividades de lazer são nos fins de semana ou dias úteis após o horário de trabalho. Esta afirmação aplica-se claramente, é claro, para aquelas pessoas que têm o que se chama uma rotina "normal" de trabalho, que por convenção é um trabalho de segunda a sexta das 9 às 18 horas.
O tempo de lazer, nasceu da necessidade humana de ser capaz de se distrair e experimentar outros tipos de ocupações nos tempos em que não se está trabalhando, isto é, claramente falando, o propósito do lazer está orientado a cumprir um descanso do tempo de trabalho.
É estudado e comprovado que o homem precisa de algum tempo livre de lazer para relaxar e descansar a mente dos seus problemas. Sem ir mais longe, hoje testemunhamos as tremendas consequências que podem causar uma pessoa que não dispõe de tempo livre para descansar, o stress e as doenças associadas são o melhor reflexo dessa falta de tempo de lazer que todos temos a necessidade de ter para viver, trabalhar e ficar saudável.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)