Conceito de Layout

LayoutQuando falamos de layout nos referimos a um termo que vem do inglês, uma palavra que se refere ao esboço de um desenho ou ao projeto de algo. Não é muito habitual usar essa palavra em uma conversa comum, entretanto, no círculo de pessoas que se dedicam ao designer e à criação de páginas web é utilizada com frequência. De qualquer forma, nosso idioma abrange bem o uso dessa palavra.

O layout é como um croqui, onde está cada elemento informativo de uma página web, por exemplo, pode-se colocar sobre uma folha em branco, nela pintamos um retângulo na parte de cima, escrevemos o nome do título na parte superior da folha, à esquerda traçamos um retângulo que vai do título até a metade da folha e escrevemos a palavra link. Após isso, pode-se colocar abaixo à direita do retângulo do título um quadrado do tamanho de um terço da folha e assim escrever dentro o termo espaço para publicidade.

Em um típico layout de arquitetura os nomes estão em inglês, mas podem ficar em qualquer idioma e continuar sendo layout.

Isso é de grosso modo o layout de uma página web, mais especificamente o que é ensinado para a pessoa responsável pela página. Com o tempo, o layout pode ser modificado à medida que o interessado vai sugerindo novas modificações na criação da página web. O layout também se refere ao circuito integrado de uma placa mãe. Da mesma forma que o projeto básico de uma modelagem 2D e 3D constitui um layout. Generalizando um pouco, qualquer coisa que é construída está baseada primeiramente em um croqui com as instruções do que se pretende. Como curiosidade, podemos ver abaixo o desenho do famoso arquiteto Frank Gehry, quando apresentou seu projeto para a construção do museu Guggenheim situado em Bilbao.

O layout representa um plano sobre a distribuição de uma construção. E para terminar está acompanhado de palavras em seus diversos elementos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Layout