Conceito de Laudo Médico

Laudo-MedicoO conceito de laudo médico reveste uma especial e exclusiva importância dentro da área da medicina. É a partir dele que se designa o documento oficial emitido por uma clínica ou hospital e assinado por um corpo médico responsável, que informa sobre o estado de saúde de um paciente. Caracteriza-se por sua concisão e pela formalidade com a fala e explica sobre o estado de saúde de uma pessoa.

Na maioria das vezes o laudo médico é usado para notificar sobre a evolução de um paciente que foi submetido a uma cirurgia programada ou que recebe atendimento médico como consequência de haver sofrido algum acidente.

No entanto, o relatório é entregue e lido aos familiares mais próximos do paciente para assim colocá-los diante da real situação médica de seu familiar. O médico que cuida é o que normalmente entrega e comenta diretamente aos familiares. Para esta questão é solicitado que os membros da família estejam presentes naquele momento para tomar conhecimento do estado.

Por outro lado, quando quem está internado é uma personalidade de destaque, se utiliza o laudo médico para informar a imprensa e ao público em geral sobre o estado de saúde da pessoa em questão.

A forma de entrega do laudo médico varia de acordo com a instituição tratada, ou seja, pode ser feita uma conferência de imprensa em que o médico ou o corpo médico atuante informam detalhes sobre a saúde e responde às perguntas da imprensa. Ou então pode apenas entregar um documento por escrito, assinado pelo hospital, onde se explica e informa detalhadamente sobre o estado e a evolução que apresenta o paciente famoso, quais foram as práticas realizadas e qual foi a resposta obtida, entre outras questões.

Assim mesmo, quando acontece alguma catástrofe, acidente ou atentado que afeta a muitas pessoas ao mesmo tempo, os centros médicos apresentam o laudo médico sobre a recuperação ou não dos envolvidos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Laudo Médico