Conceito de Lastimar

LastimarUma pessoa poder ferir os sentimentos da outra através de suas palavras e este dano moral recebe o nome de lastimar.

Existem vários exemplos de situações que podem ocorrer este fato: quando uma pessoa espalha rumores falsos sobre outra pessoa, ao humilhar verbalmente seu interlocutor, quando acontecem insultos no contexto de uma discussão ou quando se eleva o tom de voz.

Ferir os sentimentos do outro

É possível lastimar a outra pessoa mesmo quando se fala com educação e respeito. Assim ocorre quando uma pessoa declara seus sentimentos à outra que não lhe corresponde da mesma maneira. Uma pessoa que se sente recusada também se sente ferida (lastimada) porque suas expectativas são quebradas.

Também é possível ferir o outro ao dizer uma verdade que lhe faz tomar consciência de algo que vai contra suas ilusões e seus próprios objetivos.

Na verdade, existem casais que apesar de não serem felizes em suas relações demoram muito tempo em tomar a decisão de romper o relacionamento porque temem lastimar os sentimentos do outro. Há situações em que é inevitável ferir os sentimentos da outra pessoa. O término de um relacionamento de casal é um claro exemplo dessa situação, especialmente, se este rompimento não é desejado por ambos.

O que pode lastimar uma pessoa em termos emocionais? Uma promessa não cumprida, uma decepção pessoal, uma infidelidade, a mentira, a amizade por interesse, etc. Em relação a isso, vale destacar que é possível ferir os sentimentos de uma pessoa de forma totalmente consciente, mas também é possível lastimar o outro de modo totalmente involuntário como mostram os inúmeros mal entendidos que acontecem dentro de uma conversa qualquer.

O dano físico

Uma pessoa pode lastimar a outra em termos emocionais, mas também é possível ferir a outra em termos físicos, por exemplo, o soco é uma forma de lastimar ou machucar no caso.

O dano físico também ocorrer num acidente, por exemplo, uma pessoa pode lastimar a perna após tropeçar na escada e sofrer uma queda grave, como também uma pessoa pode quebrar o braço após uma queda de bicicleta. A diferença entre as feridas físicas e emocionais é que as primeiras são visíveis, enquanto que as segundas são sentidas e podem durar mais tempo para ser curadas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Lastimar