Conceito de Laringe

LaringeA laringe é uma estrutura encontrada nas vias aéreas permitindo que o ar entre na parte posterior do nariz e da traqueia.

A laringe é composta por uma série de cartilagens e músculos revestidos por uma membrana mucosa. As cartilagens tem a função de abrir as vias aéreas para a passagem do ar impedindo a asfixia. Uma das cartilagens da laringe mais destacadas se encontra no pescoço do homem e é conhecida como “Pomo de Adão”.

No interior da laringe se encontra uma série de músculos e membranas que formam as cordas vocais. Estas estruturas apresentam um movimento de extensão e relaxamento que modificam o orifício existente entre elas conhecida como glote. A regulação da passagem de ar ao falar é o que produz a voz. O tom da voz depende do diâmetro e da forma. Em mulheres e pessoas com voz mais aguda o alcance costuma ser mais estreito, enquanto que as pessoas com um tom de voz mais baixo costumam ser maior.

A laringe tem a importante função de promover a passagem de ar. Durante a deglutição, uma de suas cartilagens conhecida como epiglote e que se localiza atrás da língua vai para trás fechando a entrada da laringe e desviando os alimentos para o esôfago que se encontra atrás da laringe e da traqueia.

A laringe costuma ser o lugar de origem das doenças infecciosas e inflamatórias que ocasionam a laringite. Nesta condição, a inflamação afeta as cordas vocais e produz tosse seca, voz rouca ou disfônica. Em casos graves pode ocorrer a afonia, que é perda total da voz. Uma causa frequente da laringite é o refluxo faringolaríngeo e o refluxo gastroesofágico. Essa condição ocorre devido ao retorno dos alimentos que estão no estômago para a faringe, passando pelo esôfago e podendo desviar parte desse conteúdo ácido para a laringe, irritando assim as cordas vocais. Em tabagistas, essas estruturas podem desenvolver alguns tipos de tumores como o câncer de laringe.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Laringe