Conceito de Know How

know-howO que normalmente se conhece como know how faz referência à capacidade que um indivíduo ou uma instituição possui para desenvolver as habilidades técnicas precisas para áreas de trabalho específicas.

O termo know how provem do inglês (saber como ou saber fazer) e tem direta relação com a tecnologia já que supõe a ideia de possuir as habilidades técnicas necessárias que são requeridas em diferentes áreas, por exemplo, a informática, a engenharia, etc. Também se aplica normalmente em empresas nas quais é necessário possuir determinados saberes e capacidades para alguns postos mais específicos, por exemplo, o desenho de projetos, a seleção de pessoal, o trabalho com grupos, o desenvolvimento de planos, etc. Muitas vezes, este saber conduzir no mundo empresarial ou no âmbito da tecnologia está vinculado com saberes ou conhecimentos não adquiridos academicamente senão através da prática e o aperfeiçoamento diários. Neste sentido, o termo know how dá por certo algum nível de talento e capacidade pessoal.

No que tange especificamente à tecnologia, a noção de know how é utilizada mais que nada no sentido de saber como transferir e/ou manejar equipes, programas e dispositivos, fórmulas, desenhos e métodos de maneira conjunta e ordenada. A transferência a que se faz referência é aquela que ocorre a nível nacional como também a nível internacional para o qual é necessário contar com as habilidades e técnicas requeridas. Também pode estar relacionada com a correta utilização e organização de patentes, códigos e permissões relacionadas com a compra e venda de material tecnológico de acordo com as disposições dos países e dos organismos internacionais. O know how neste sentido se utiliza para proteger o material e a propriedade privada de indivíduos ou instituições na hora de vender e comercializar produtos tecnológicos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Know How