Conceito de Kernel

KernelDenomina-se kernel ao componente mais importante de um sistema operativo, é o elemento encarregado de dar acesso aos mais variados dispositivos de um computador. O kernel organiza também o modo como os diversos programas são executados e carregados na memória. Desta maneira, o kernel é responsável pelos aspectos mais críticos de um sistema operativo, servindo como mediação entre o software e o hardware. Embora este tipo de diferença existente entre os vários componentes de um sistema operativo se apresente naqueles mais utilizados, é importante destacar que em alguns casos pode se omitir.

A importância do kernel

O sistema operativo é um programa básico que nos disponibiliza as várias possibilidades de um computador. Os sistemas mais famosos tentam diferenciar parte do sistema imprescindível para um bom funcionamento dos demais programas. Esse componente é executado de forma especial, tem acesso absoluto ao hardware do computador e é mantido sempre na memória; enquanto que outros componentes do sistema são apenas utilizados se necessário. No caso do kernel, o mesmo sempre se encontra disponível para uso e é fundamental para um bom funcionamento.

Talvez seja importante explicar algumas atividades do núcleo para entender sua importância. No computador, os programas continuam precisando de vários recursos. O núcleo é o encarregado dos acessos e evita que dois programas sejam acessados de uma vez ao mesmo recurso, desta maneira, foram criadas certas interrupções para que haja uma ordem ao acesso.

Funcionamento a partir dos processos de otimização

Outro ponto a ser considerado é o fato do kernel ser responsável em criar e destruir processos, ou seja, aumentar ou remover software na memória. Ele também é responsável pela interação de forma coordenada dos processos carregados. Outras funções importantes estão relacionadas ao uso da memória e da gestão do sistema de arquivos, ou seja, a maneira como se organiza e salva as informações.

Como podemos observar, o papel do núcleo ou kernel é de extrema importância para o bom funcionamento do computador. Sem ele seria impossível acessar os recursos disponíveis de um computador e utilizar seus programas de forma correta.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Kernel