Conceito de Juventude

A juventude é o período de vida que normalmente ocorre entre a infância e a idade adulta. De acordo com as disposições estabelecidas pelas agências das Nações Unidas agências, para determinar exatamente quando o período de anos no qual a juventude acontece, poderíamos dizer que ocorre entre 15 e 25, sendo, portanto, um dos etapas mais importantes da vida de intrinsecamente definir a pessoa, seus interesses, seus projetos e suas relações com o mundo ao seu redor.

Sempre foi muito complexo tentar definir as idades e fases do homem com termos definitivos ou parâmetros preestabelecidos. Isto pode ser apreciado de forma mais acentuada no caso do conceito de juventude, já que tais elementos variam em cada caso presente, por se tratar de uma fase de busca de identidade, com certa desesperança ou desespero implícito, uma grande quantidade de energia e de entrada para o mundo social independente.

No entanto, existem alguns elementos que podem nos ajudar a entender melhor sobre o que é a juventude. Por sua parte, como já foi dito, a juventude é o tempo de vida quando se começa a estabelecer sua identidade, a identidade que irá acompanhá-lo mais ou menos pelo resto de sua vida. Aqui entram não apenas as formas de se mover, se comportar ou agir, mas também todas as projeções, expectativas e sonhos que o indivíduo pode começar a moldá-las para sua vida futura.

Nesta fase as funções vitais atingem a sua plenitude e máximo desenvolvimento. É a idade de ouro da vida, onde a energia e vitalidade são a característica principal, mas também a mais exigente na preparação para a entrada no mundo adulto, tentando encontrar a própria identidade, mas nem todo mundo acha a possibilidade de inclusão em um mundo cada vez mais competitivo.

A juventude é também a toma de consciência da necessidade de independência da família, bem como a entrada ao mundo, composto por grande parte da sociedade. Esta situação é certamente preocupante, pois envolve encontrar um equilíbrio entre as relações parentais e familiares por sua parte, e as relações sociais e outros pela outra. Ao mesmo tempo, isso implica que o jovem deve começar a pensar seriamente sobre como, ou por quais métodos podem se manter por si mesmos e conseguir “dar um jeito” para ter “o seu” e conseguem lidar com o mundo da vida adulta.

A juventude é lembrada por muitos dos indivíduos como uma das etapas mais bonitas e interessantes da vida, mesmo com todos os seus contras. Isso é especialmente verdade porque a juventude marca o tempo das amizades, da construção e dos relacionamentos duradouros, a definição da nossa própria identidade, tomando posições sobre certos fatos e, finalmente, a aquisição de certos níveis de maturidade emocional, intelectual e social.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Juventude