Conceito de Justificativa

A justificativa se refere a todo ato que dá respaldo a uma suposta teoria ou hipótese de conhecimento, como também a alguma causa ou ação. A justificativa é a explicação do por que determinado fato acontece ou do por que certas atitudes são consideradas justas e apropriadas para determinadas situações. Uma justificativa é além de tudo o modo de encontrar justiça para determinado acontecimento que deve ser mensurável e controlado.

No campo das ciências, uma justificativa é a explicação com métodos e recursos apropriados de uma crença ou teoria relativa à ciência em questão

A justificativa é então uma das partes mais importantes da reflexão científica, pois é o momento em que novas ideias se estabelecem de maneira lógica. Para muitas ciências, a fase da justificativa também pode ser conhecida como uma etapa de demonstração de uma verdade ou crença. A justificativa pode ser realizada através de diversos métodos e isso varia de acordo com cada ciência, pois enquanto as ciências naturais contam com elementos empíricos, as ciências sociais recorrem à análise crítica dos fatos que caracterizam seu objeto de estudo.

No entanto, a justificativa não se aplica apenas às ciências, mas também a diferentes aspectos da vida cotidiana, neste sentido, devemos falar sobre várias correntes de pensamento que buscam estabelecer justificativas a elementos compreensíveis ou não de nossa existência

Este é o caso das justificativas religiosas que atuam como explicações mensuráveis e organizadas da existência do ser humano como um desígnio divino. Por sua vez, as justificativas morais se referem à ética e ao estabelecimento de normas de comportamento social que devem ser respeitadas para poder desenvolver condições de vida aptas e seguras. Desta forma, a justificativa entra em contato com o estabelecimento de jurisprudência e legislação para aplicar a justiça diante de certos comportamentos.

Imagem: iStock. duncan1890

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Justificativa. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/justificativa >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Justificativa