Conceito de Juros

JurosOs juros são índices utilizados na área econômica e financeira para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chamam-se juros os diferentes tipos de índices que são empregados para medir a rentabilidade das poupanças ou dos valores que se incorporam ao valor final de um crédito concedido.

Os juros são uma relação entre a moeda, o dinheiro, e o tempo que tem que podem dar benefícios a um poupador que decide investir suas economias num determinado fundo bancário. Juros são o que se soma no custo final de uma pessoa ou uma entidade que decide obter um empréstimo. Os juros são calculados pela porcentagem e é aplicado de forma mensal ou de forma anual.

Os juros na economia é uma medida que marca o quanto rendem suas economias entregues por um período determinado de tempo. Podemos usar como exemplo uma instituição bancária, o que custará a devolução do empréstimo recebido, que é uma porcentagem deste investimento ou deste capital, que se adicionará a soma devida em conceito de capital. Este tipo de juros se denomina como juros simples. Em outro exemplo de juros é quando ao capital investido se soma seus créditos para produzir outros, e a esse tipo de juros se denominam juros compostos. Os juros que os bancos aplicam para as poupanças recebidas dos clientes se denominam de taxa passiva e é bastante inferior que o juro que cobram pelos empréstimos outorgados, que neste caso se denomina taxa ativa. Dessa forma se obtém um ganho considerável.

O conceito de juros como tal se remonta à antiguidade e não é de hoje que se aplica este tipo de interesse para recuperar um capital entregue em forma de um empréstimo que gere benefício para si dentro de um contrato, formal ou não. Os benefícios são obtidos de acordo com a quantidade emprestada e de acordo com o tempo estipulado para sua devolução. Envolve uma série de fatores que implicam o volume maior ou menor de juros.

Nos dias atuais quando de fala de juro a ideia que nos vem à mente é exatamente a exposta anteriormente. Juros nada mais é, apesar dos diferentes tipos conhecidos, o que se ganha e uma inversão de capital em um tempo determinado com anterioridade para o resgate do capital aplicado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Juros. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/juros >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Juros