Conceito de Jornalista

JornalismoJornalista é aquela pessoa que se dedica de maneira profissional ao jornalismo através de qualquer meio, seja pela imprensa escrita, rádio, televisão e os meios digitais. O trabalho de jornalista está associado com a investigação de notícias ou problemas de interesse público e atualidade através de diversas fontes confiáveis para sua difusão. A figura do jornalista é ampla e, de acordo com seu meio de desempenho, pode ocupar o papel de repórter, editor, redator, fotógrafo, desenhista, técnico e outros.

Do ponto de vista histórico, as primeiras práticas que poderiam ser definidas como jornalistas correspondem às crônicas sobre fatos bélicos ou relatos heroicos das culturas antigas. Em épocas mais recentes, tornou-se disponível para a descrição das viagens dos pesquisadores e conquistadores da Idade Moderna. Neste sentido, para muitos especialistas, a obra redatada pelo cronista italiano Pigaffeta durante a viagem de Magalhães e Elcano constitui o primeiro relato jornalístico da civilização ocidental.

Quando falamos dos princípios que regem esta prática, não podemos deixar de lado a busca e o respeito pela verdade, o rigor investigativo e a difusão de uma importante informação para a opinião pública. Quando se refere ao estudo das práticas jornalísticas profissionais costuma-se discutir sobre a ética dos jornalistas. Estas variáveis são de importância fundamental, pois uma das tentações da mídia, induzida em muitas ocasiões pela necessidade imperiosa de benefício comercial, consiste na notificação de conteúdos que não foram devidamente xequeados, o que motiva a geração de notícias falsas, em oposição à premissa fundamental da busca pela verdade que caracteriza o jornalismo.

Um jornalista pode ter diferentes especializações, tais como o jornalismo ambiental, o histórico, econômico, cultural, político ou científico. Em tempos modernos, muitos profissionais destas áreas se infiltraram no jornalismo, dando lugar a um fenômeno inverso. Portanto, se observam esportistas ou ex-esportistas infiltrados nas crônicas esportivas, assim como profissionais da saúde dedicados à imprensa científica.

A revolução digital e o aparecimento das novas tecnologias significaram o surgimento de um novo tipo de jornalista, que alguns qualificam como ciberjornalista. Este novo jornalismo se pratica através das aplicações provenientes da Web 2.0 e, em muitos casos, implica em uma participação mais direta e ativa por parte do leitor e do cidadão. Cada vez mais os meios tomaram consciência da importância do espectador na construção de notícias fidedignas e de alto impacto, e por sua vez os cidadãos aprenderam a demandar um jornalismo mais preciso e de maior alcance para seus próprios interesses.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Jornalista