Conceito de Jornal

Jornal, Diário, Tablóide ou Informativo, são as diferentes formas de chamar ao primeiro meio de comunicação em massa criado e que na modernidade têm adotado muitos desses nomes como conseqüência da periodicidade com a qual é publicado, seja ela diária ou semana. Mas é claro que muito além destes desenvolvimentos em termos de formatos, antigamente o jornal foi sem dúvida o único meio com a qual contavam nossos antepassados para se interar do que ocorria ao seu redor e um pouco mais alem.

No entanto, esta finalidade de ser unicamente um veículo das notícias que interessam uma determinada comunidade foi apenas o começo, pois hoje em dia, os jornais oferecem uma gama de possibilidades muito mais ampla do que ser um mero apresentador de notícias unidas nas tradicionais seções em que foram divididos para que o leitor encontre mais facilmente o tema de seu interesse (política, economia, entretenimento, esportes, cultura, mundo, humor). Eles também oferecem outros serviços ao leitor como: classificados para encontrar trabalho, casas, concursos públicos, compra e venda de veículos e similares, anúncios pessoais, cursos e são claro, os anúncios publicitários dos mais diversos tipos.

Entretanto, apesar de todo este tempo e de tantas mudanças, o jornal tem-se mantido em seu posto de principal veiculo de comunicação. Estão entre os jornais mais populares aqueles que possuem um estilo mais clássico e sóbrio na divulgação dos fatos e seu oposto, os também conhecidos como tablóides, que devido seu tratamento exacerbado e espetacular torna a história mais dramática.

A principal diferença com as outras mídias (rádio e televisão), é que atualmente além de serem feitos oral e visualmente mais interessante, o jornal continua a ser o melhor meio para a reflexão e a análise dos temas da atualidade, já que não estão tão "corrompidos" nem depende da instantaneidade como a televisão e o rádio.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Jornal