Conceito de Jogo

JogoO jogo é uma atividade recreativa que os seres humanos utilizam com o objetivo de distração e desfrute para a mente e o corpo, ainda que, nos últimos tempos, os jogos também têm sido utilizados como uma das principais ferramentas a serviço da educação.

Então, dado que desde tempos imemoráveis o homem tem usado o jogo como um recurso para se distrair e divertir, hoje existe uma infinidade de jogos, que se diferenciam entre si porque alguns requerem um compromisso estritamente mental, outros de uma participação primordial do corpo ou físico e outros que requerem a intervenção meio a meio de ambas as questões, mental e física.

É claro que como consequência desta questão que mencionamos, os jogos servem para que as pessoas desenvolvam habilidades mentais, como a rápida resolução de problemas, se é que a pessoa foi afetada por toda a vida pelos conhecidos jogos de mente ou de talento, no entanto, os que pelo contrário, sabem se destacar naqueles jogos que implicam a utilização do corpo, seguramente, são mais propensos a oferecer uma resistência e capacidade corporal mais desenvolvida geralmente evidente naqueles que não a ostentam.

A respeito das metodologias dos jogos, nos deparamos com estes que contam com regras claras ou regulamentos que cada participante ou jogador devem respeitar se querem participar e depois continuar sendo parte do jogo, porque obviamente a falta de conhecimento ou a falta de respeito a alguma destas implicará a sanção ou expulsão do mesmo. Entretanto, a respeito do resultado que é aquilo que mais se desfruta e se recorda do jogo, as coisas também são claras e sem matizes: terá por um lado um ganhador e pelo outro um perdedor, que chegaram a tais circunstâncias por aplicar a melhor e pior estratégia ou força possível para resolvê-lo, respectivamente.

Enquanto o jogo é uma atividade mais própria da infância, os adultos também o utilizam para descarregar seu estresse e sem dúvida é uma atividade de estreita realização quando se é menino já que implica uma interação social que ajudará o indivíduo no desenvolvimento para aprender e se acostumar à vida em um meio social.

Mais uma leitura:

Para muitos o jogo pode ser algo sem importância ou até mesmo algo trivial, como uma atividade que uma criança pratica para pássaro tempo e consumir algumas energias. No entanto, através de muitas investigações a respeito, pode-se dizer que o jogo é algo de destacada importância. O jogo é algo que ensina e o jogo contribui para o desenvolvimento eclético das pessoas. Para dar um conceito a jogo temos que recorrer estudos e experiências, porém cada indivíduo traz experiências pessoais que podem ajudar na definição deste termo.

O jogo aparece na história registrada mais ou menos uns 3.000 anos antes da era cristã quando começaram a ser considerados dentro da cultura dos homens e nos dias atuais podem ser observados em todas as culturas conhecidas.

O termo jogo provém do latin “lócus, locare”, que quer dizer brinquedo, divertimento, passatempo, que está sujeito a uma serie de regras e normas preestabelecidas.

O jogo é uma espécie de atividade que é exercida com liberdade entre os seus praticantes, é de caráter incerto e quase sempre improdutivo, somente sendo produtivo nos casos em que os que praticam o jogo são beneficiados com algum tipo de recompensa, ou seja, quando ganham mais do que investem. Porém, cabe dizer que os que praticam o jogo, na sua maioria, não conseguem ganhar e costumam perder todo o investido.
Num jogo existem ganhadores e perdedores. Os ganhadores, claro está, são aqueles indivíduos que obtém um ganho, ou seja, que são vencedores em detrimento de outros: os perdedores.
Este tipo de jogo onde se ganha e se perde são denominados jogos de azar

O jogo é aquela atividade com estruturas ou sem elas, que normalmente são praticadas com fim de recrear-se e divertir-se, e em casos específicos como verdadeiros instrumentos responsáveis da educação do indivíduo.

Na idade conhecida como pré-história, os jogos eram realizados como forma de diversão e para que fossem representadas de maneira divertida as atividades do dia a dia. Além do que os jogos também eram usados de forma séria como um instrumento na hora de repassar cultura e vários conhecimentos entre diferentes gerações.

Como podemos ver o conceito de jogo não se refere somente a brincadeira, o jogo também é uma forma séria de educar e de orientar o indivíduo por um caminho correto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Jogo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/jogo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Jogo