Conceito de Jet Lag

Jet-LagViajar é uma das experiências mais enriquecedoras que um homem pode ter, uma vez que o mesmo tem a possibilidade de conhecer diferentes culturas e descobrir novas paisagens. Também é um ganho emocional por sair da zona de conforto e quebrar a rotina. Entretanto, as viagens envolvem deslocamentos de grande distância marcados por diferença de horários que podem causar certo tipo de consequência psicológica e física na pessoa, como assim mostra o Jet lag. O Jet lag não é nada mais do que a necessidade de adaptação ao novo horário do lugar de destino após passar dias em outro lugar com um ritmo de horário diferente.

O Jet lag afeta de forma especial os horários de descanso. Isto é, a pessoa experimenta uma sensação de insônia e de não poder conciliar o sono no horário previsto. Desta maneira, o indivíduo se sente incômodo por não poder descansar de modo adequado e assim enfrentar a jornada de trabalho. Deste modo, a falta de descanso pode causar mudanças bruscas de humor e inclusive muita irritação. Este desajuste com o ritmo de horário também se mostra nas horas habituais das refeições podendo causar falta de apetite na pessoa.

O Jet lag mostra como o relógio interno de uma pessoa funciona, ou seja, como seu ritmo vital não se encaixa com a hora da cidade. Trata-se simplesmente de um distúrbio fruto do processo de adaptação à mudança, mas que desaparece com os dias. A pessoa também pode sentir preguiça e apatia com as tarefas de sua rotina cotidiana, simplesmente, por não sentir-se localizada. A falta de descanso pode deixar a pessoa desligada devido à falta de atenção. Um dos efeitos do Jet lag é a sensação de cansaço generalizado.

Uma pessoa não experimenta o Jet lag pelo simples fato de realizar uma excursão qualquer, mas por fazer uma viagem de avião de longa distância ao deslocar-se de um lugar para o outro que apresente diferença no horário de partida com o lugar de destino. Outro incômodo frequente de quem sofre Jet lag é a dor de cabeça. O Jet lag nem sempre acontece com a mesma intensidade, pois cada caso é diferente do outro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Jet Lag