Conceito de Java

JavaJava é uma linguagem de programação desenvolvida pela empresa Sun Microsystems que mais tarde foi comprada por outra empresa chamada Oracle. O propósito da Java foi criar uma linguagem que fizesse com que o internauta pudesse interagir a partir deste sistema operacional instalado, seja Windows em qualquer de suas versões modernas, Mac, Linux, etc.

Qualquer destes sistemas suporta o Java (em alguns sistemas vem incorporado junto, como no Mac, já em outros tem que ser instalado, como no Windows). O Java é muito útil quando há interação de um servidor na internet, como por exemplo, nos jogos online simples, tais como paciência, de cartas, de aventuras, etc. Normalmente os navegadores têm um complemento do Java que permite executar este programa através da internet Explorer, Google Chrome, Firefox, etc. No jogo, é só pressionar uma tecla que o boneco vai para onde queremos. Existem também outros complementos para o navegador que permitem executar jogos on-line, mas que não vem ao caso agora.

O Java costuma ser usado em órgãos governamentais para interagir com a documentação oficial. A flexibilidade e a simplicidade de operação do Java permitem ao servidor de uma página web fazer muitas mudanças sem que o usuário seja afetado ou tenha que mudar sua forma de interagir com a página. Apenas baixando a última versão da página da Oracle, pode-se interagir com qualquer servidor online que precise de um Java para seu cumprimento através de uma rede de obrigações documentais, certificados, pagamentos, faturas e uma série de negociações.

Por ser tão simples e usado por quase 300 milhões de usuários, o Java é também alvo de ataques para conseguir o controle dos computadores e assim chantagear o usuário para que pague pela recuperação da configuração do computador. É por este motivo que é necessária uma boa proteção antivírus, ter sempre a última versão Java atualizada e apagar as versões anteriores. Também é importante ter uma cópia de segurança dos dados valiosos sempre atualizados.

Em resumo, o Java é um tipo de código aberto e gratuito que devido aos seus modernos compiladores e programadores automáticos é muito fácil programar e executar em Java. Seu criador foi o cientista James Gosling, que se demitiu da empresa que trabalhava, a Sun Microsytems, em 2010. O mesmo alegou que as mudanças radicais na política da empresa foi um dos motivos de sua saída.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Java. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/java >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Java