Conceito de Isolacionismo

IsolacionismoO isolacionismo é um conceito utilizado para designar a inclinação política que defende o afastamento, isolamento e a não intervenção deste país em questões conjunturais internacionais. Isto é, colocando em termos mais simples, o isolacionismo propõe que um país não se intrometa com o outro de maneira nenhuma, pois isso pode ocasionar algum tipo de conflito externo e assim afetar os interesses presentes.

A promoção desta ação tem a ver com a crença de se intrometer, ou seja, que intervir nos assuntos de outros estados não vai contribuir com o desenvolvimento e a satisfação dos seus objetivos. Por isso, integrar grupos com outros países ou tomar partido em alguns conflitos alinhando-se de algumas estratégias não ajuda em nada.

Basicamente, o isolacionismo provoca esta postura de isolamento de um país diante dos demais sem deixar afetar seus benefícios e interesses próprios.

Vales destacar que se trata de uma tendência política assumida por várias nações em diversos momentos da história, que vai desde a China, passando pela Inglaterra e inclusive em alguns momentos fez parte da história política dos Estados Unidos.

A primeira manifestação desta posição aconteceu nos Estados Unidos, durante o século XVIII, numa época governada por George Washington, que propôs o isolacionismo do país para não sofrer as consequências da Revolução Francesa que se espalhava por toda Europa. Washington declarou publicamente que os Estados Unidos se manteriam neutro diante dos acontecimentos surgidos na França.

Exceto algumas intervenções particulares como realizou no México, os Estados Unidos manteve essa postura até meados do século XX, entretanto, o ataque à base norte-americana de Pearl Harbour efetuado pela marinha japonesa, na década de quarenta do século XX, marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Atualmente e como consequência dos tremendos ataques terroristas sofridos por parte dos fundamentalistas islâmicos no início do novo milênio, os Estados Unidos deixaram essa postura de lado e passaram a se comprometer com essa luta, por isso realizam várias incursões nesses países orientais, além de aliar-se a outros países que defendem essa mesma postura de luta contra o islamismo extremo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Isolacionismo