Conceito » ISO

Conceito de ISO




isoISO é a Organização Internacional para a Padronização, que regula uma série de normas para fabricação, comércio e comunicação, em todos os ramos industriais. Conhece-se por ISO tanto à Organização como às normas estabelecidas pela mesma para padronizar os processos de produção e controle em empresas e organizações internacionais.

A Organização Internacional para a Padronização ou ISO (que em grego significa “igual”) foi criada em 1947, depois da Segunda Guerra Mundial e se converteu em um organismo dedicado a promover o desenvolvimento de normas e regulamentações internacionais para a fabricação de todos os produtos, excetuando os que pertencem ao ramo da elétrica e eletrônica. Assim, se garante a qualidade e segurança em todos os produtos, ao mesmo tempo em que se respeitam critérios de proteção ambiental.

Atualmente, trata-se de uma rede de instituições em 157 países, que funciona centralmente em Genebra, Suíça. Esta sede de coordenação internacional tem tanto delegações de governo como de outras entidades afins. Apesar de sua alta incidência a nível mundial, a participação destas normas é voluntária, já que a ISO não possui autoridade para impor suas regulamentações.

As normas ISO atendem a diferentes aspectos da produção e o comércio, mas entre algumas delas se encontram as que regulam a medida do papel, o nome das línguas, as citações bibliográficas, códigos de países e de divisas, representação do tempo e data, sistemas de gerenciamento de qualidade, linguagens de programação C e BASIC, ciclo de vida do software, requisitos a respeito de concorrência em laboratórios de ensaio e calibração, documentos em .odf, documentos em .pdf, garantias de falhas em
CD-ROMs, sistemas de gerenciamento de segurança da informação, e muitas outras.

Estas normas estão tão difundidas que podemos encontrá-las em praticamente todos os aspectos da vida cotidiana, protegendo o consumidor e usuário de produtos e serviços.

>> Próximo - Que Conceito >>