Conceito de Irritabilidade

Woman Frowning --- Image by © HBSS/CorbisA irritabilidade mostra a tendência de uma pessoa de mal-humorada com relativa facilidade. Uma pessoa se irrita quando tem mau humor, ou seja, quando não sabe rir de si mesma e se coloca na defensiva com frequência. Assim, a irritabilidade pode ser comum no caráter de uma pessoa. Neste caso, através desta característica, convém aprofundar-se mais para estabelecer mudanças e ter uma melhor qualidade de vida, pois a irritabilidade constante é um sintoma da falta de felicidade.

Em outros casos, a irritabilidade pode ser pontual quando vinculada a uma causa concreta. Por exemplo, no caso de passar uma noite má e não descansar de forma correta é possível sofrer irritabilidade ao longo do dia, pois a jornada trabalhada se torna muito mais dura quando uma pessoa não dorme bem.

A irritabilidade no trabalho também pode estar vinculada a um mau ambiente emocional dentro do escritório. Por exemplo, quando você faz parte de uma equipe em que existem tensões, invejas e rivalidades, esse ambiente de negatividade pode afetar a energia individual de cada um.

A irritabilidade também pode mostrar algum problema emocional não resolvido. Por exemplo, quando uma pessoa se mostra muito irritada em um relacionamento e discute com facilidade, ela mostra que algo está errado na união. A irritabilidade mostra um mal-estar interno e esse desconforto tem uma causa, assim que convém focar a atenção num motivo específico para poder encontrar uma solução.

Existem soluções importantes para reduzir os níveis de irritabilidade do dia a dia. Por exemplo, é aconselhável praticar esporte e exercício físico regularmente, cultivar as amizades cara a cara, ter uma alimentação sadia e com horários regulares, ter seu próprio espaço pessoal, cultivar seus momentos de lazer, realizar exercícios físicos de relaxamento, frequentar aulas de ioga, pensar positivo, desfrutar do descanso durante o fim de semana, etc.

A irritabilidade profunda e prolongada mostra um mal-estar que em certas ocasiões pode precisar da ajuda profissional e terapêutica em termos psicológicos para poder recuperar o equilíbrio interno. Existem pessoas que se irritam por fatos que aconteceram há anos. Por exemplo, não se perdoam por um erro do passado.

Diante de uma situação desta, é importante perguntar-se a si mesmo: Por que me sinto assim? ou, o que poso fazer para me sentir melhor?

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Irritabilidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/irritabilidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Irritabilidade