Conceito de Irrelevante

IrrelevanteO termo irrelevante é utilizado em nosso idioma para indicar que algo não tem importância, valor ou então que apresenta pouca magnitude para determinado contexto.

Assim, uma situação ou questão irrelevante terá poucas chances de modificar o curso ou estado de algo, enquanto que algo relevante terá e poderá por acaso ser crucial na hora de influenciar em alguma questão.

Vale destacar que muitas vezes esse conceito está relacionado a objetos, situações ou pessoas. Assim quando uma ideia não merece ser considerada ou uma pessoa não é imprescindível em um cargo ou lugar, costuma-se dizer que ambas as questões são irrelevantes. Do contrário, tudo que é importante, tem significado, sobressai ou está em destaque deve ser considerado como relevante.

No entanto, a respeito da utilização de ambos os conceitos, irrelevante e relevante, vale ressaltar que cada um possui seu significado correspondente ou está vinculado a outras coisas ou pessoas que fazem parte da mesma classe ou categoria, ou seja, sabemos que algo é relevante justamente quando sobressai sobre seus semelhantes.

Por outro lado, a determinação da relevância ou irrelevância de objetos ou pessoas está determinada pela subjetividade e experiência pessoal de cada um. Isso acontece pelo fato de: o que pode ser importante para uma pessoa, pode não ser para a outra e vice-versa.

Por exemplo, o fato de me formar na faculdade pode ser o acontecimento mais relevante de minha vida, enquanto que para um amigo esse fato pode ser considerado irrelevante. Da mesma forma que para esse mesmo amigo o mais relevante seria comprar um casa.

O momento pessoal e profissional que uma pessoa atravessa pode ser fundamental na hora de determinar algo como relevante ou irrelevante em sua vida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Irrelevante. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/irrelevante >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Irrelevante