Conceito de Íon

ionO íon é um átomo ou grupo de átomos que possui déficit ou excesso de elétrons e com isso adquirem carga elétrica, ou seja, os íons são átomos que não são neutros em termos de carga elétrica.

Este fenômeno de ganhar ou perder elétrons é conhecido no campo da química como ionização e consiste na separação de dois elementos unidos, neste caso, uma molécula é separada em diversos íons. Basicamente o que a ionização realiza, gera e produz são íons, dessa forma, explica como um átomo ganha carga elétrica seja por ganhar ou perder elétrons.

No entanto, há duas possibilidades: a ionização química ou a ionização física. Na primeira ocorre uma transferência de elétrons, já na segunda acontece o isolamento dos elétrons que formam a molécula neutra que para isso fornecem a energia necessária através de certos mecanismos como: luz ultravioleta, submissão às altas temperaturas, raios X e aplicação de um campo elétrico.

Dois cenários fundamentais

Existem duas alternativas: o íon pode receber uma carga negativa ou positiva. No primeiro caso, isso acontece porque há mais quantidade de elétrons do que de prótons e assim recebe o nome de átomo ânion. Enquanto o segundo caso é caracterizado pela perda de elétrons e com isso recebe o nome de cátion.

Presentes no cotidiano

Da mesma forma que acontece com outros conceitos científicos pertencentes aos campos da física e da química que não gozam de grande popularidade é que existe seu uso na linguagem coloquial, entretanto, devemos destacar que embora sua utilização seja quase exclusiva na língua e na discussão da ciência, os íons são elementos superpresentes na vida cotidiana...

Na biologia molecular e na indústria, por exemplo, os íons são essenciais porque são componentes fundamentais para os seres vivos e utilizados na criação de certas máquinas como os motores.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Íon