Conceito de Ioga

A palavra yoga remete a uma espécie de filosofia, de modo de ver a vida que atua diretamente no campo espiritual de quem a pratica. Está associada a práticas meditativas tanto budista como hindus. Alguns a qualificam como ciência de ajuda a purificação tanto do corpo como da mente, com o objetivo de liberação das perturbações da vida. Outros a definem como uma disciplina. Isso porque a ioga atua nos procesos de cura naturais e de manutenção da saúde física e espiritual agindo também a nivel emocional, filosófico e de educação alimentar.

Busca o bem estar, a paz interior e isso implica uma ação em todo um estilo de vida baseada em principios éticos e filosóficos. A ioga tem sua origem na India e durante séculos tem sido usada como um sistema de ajuda espiritual e psicológica. Ali é vista como uma ciência da vida que serve para conseguir um equilibro mental e emocional ajudando a consevar também a saúde física. Por outro lado, responde a determinados questionamentos filosóficos universais como por exemplo, a verdade sobre a existência do universo ou discute sobre formas de alcançar a felicidade plena. O termo tem origem no sânscrito que por sua vez siginifica”perfeitamente feito”.

É exatamente essa perfeita união do corpo ,da mente e do espírito o que busca a ioga. Ioga significa tanto a união como o caminho que se percorre para chegar a essa união. As práticas mais comuns da ioga são chamadas (asana) meditação, respiração (pranayama), kriyas) limpezas, (kirtan ) cantos rituais e (mudras) marcas energéticas e se dividem em vários ramos. A pessoa que pratica yoga seriamente se chama iogi. Essa pessoa aprende os diferentes exercicios y técnicas e se preocupa diariamente com seu desenvolvimento.

A ioga ensina a controlar os sentidos e a mente e a encontrar a harmonia com as leis do universo em um movimento de energia. Finalmente a ioga é tanto um caminho quanto um fim. Uma disciplina, filosofia, ciência que busca a união do ser físico com o ser transcedente, espiritual. Ioga é o crescimento do espírito até a superação dos obstáculos para alcançar a sabedoria e o controle da conciência imortal.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ioga