Conceito de Intuição

IntuicaoExistem vários canais de conhecimento. O conhecimento racional próprio do entendimento baseado na abstração lógica se opõe ao conhecimento intuitivo próprio do plano sentimental. Um tipo de razão que apesar de não ser cem por cento lógico é também uma fonte de compreensão da realidade.

Entretanto, as intuições frequentes se demonstram falsas porque as percepções pessoais nem sempre respondem à objetividade dos fatos. Existem pessoas que dão muito valor a suas intuições pessoais e tomam decisões por puro impulso, quando na realidade, para tomar uma decisão efetiva é fundamental buscar o equilíbrio entre a razão e o coração para ser feliz e viver de uma forma mais consciente.

A intuição mostra um sentimento interior que transmite uma informação concreta. A intuição é baseada com frequência em experiências prévias. Isto é, graças às experiências que tivemos em diferentes áreas, podemos experimentar intuições que nos fazem recordar algo do passado.

O poder da intuição pode ter um valor sentimental como o amor e as relações de casais. A intuição é uma voz interior que lhe diz que algo vai acontecer ou que está passando, seja positivo ou negativo. Entretanto, a intuição frequente não se explica por si só, a não ser que por detrás dela haja a observação de algum fato que uma pessoa dê tamanha importância.

O ser humano tem vários canais de conhecimento, ou seja, diferentes formas de acesso à realidade. O conhecimento racional proporciona luz às intuições do coração, são faculdades que funcionam bem quando são complementadas. Além disso, existe também uma terceira via de conhecimento: a informação recebida através dos sentidos. Através das sensações, pode-se interpretar o mundo que o rodeia.

Quando se tem uma intuição é necessário dar um tempo para averiguar se essa sensação é verdadeira ou falsa. Em relação à intuição, muito se fala da intuição feminina, ou seja, sobre o sexto sentido que as mulheres têm em relação às coisas. Entretanto, seu conhecimento intuitivo não é exclusivo, mas apenas sua própria faculdade humana.

Uma pessoa pode ter a intuição de que seu cônjuge está sendo infiel e mesmo assim estar errada. Existem filmes que refletem bem sobre este tema, como Shall we dance? protagonizada por Richard Gere y Susan Sarandon.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Intuição. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/intuicao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Intuição