Conceito de Introspecção

IntrospeccaoVivemos em um mundo que nos empurra à exterioridade como mostra a capacidade de entretenimento constante que surge da televisão, do cinema, da internet, dos shoppings centers, etc. Entretanto, nenhum ser humano pode ser feliz se dá às costas a si mesmo. Isto é, é muito importante ter capacidade de introspecção para olhar para dentro de si mesmo com uma abertura sincera e autêntica. Isto é a introspecção, buscar lugares de silêncio e calma para refletir consigo mesmo.

A introspecção mostra a capacidade de uma pessoa em abster-se do ambiente para focar em si própria, marcar uma distância e viver melhor. Existe uma relação que é permanente ao longo da vida. Esta relação surge do fato de ficar sozinho. Isto é, não é importante cultivar as relações interpessoais com os outros, mas também é necessário ter a capacidade de olhar para dentro de si para potencializar a autoestima, ter confiança em si, melhorar o grau de compreensão interior, corrigir os defeitos e potencializar as virtudes.

A observação interna nem sempre é simples, pois o universo emocional é imaterial, não existem formas e cores como acontece com o entorno material. Entretanto, o simples gesto de fechar os olhos e focar a concentração mostra que, em certas ocasiões, o essencial está invisível aos olhos. Ou seja, a sabedoria do coração tem um valor incalculável e a felicidade não pode ser reduzida aos limites da lógica racional.

Existem ambientes que são especialmente propícios para potencializar a introspecção. Por exemplo, apreciar as paisagens naturais e dar um passeio pela natureza é um bom remédio para a felicidade porque quando o ser humano entra em contato com a natureza aflora o melhor de si.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Introspecção