Conceito de Intrapessoal

Intrapessoal

Quando se fala de uma situação em que o indivíduo é muito consciente de suas qualidades, capacidades e limitações se tende a falar de inteligência "intrapessoal". De acordo com o sistema de inteligências múltiplas criado por Howard Gardner, cada indivíduo conta com certo tipo de inteligência que lhe facilita com determinadas ações ou que fazem a ter tendência em comportar-se de certo modo. Entre estas inteligências, a intrapessoal é a que indica a qualidade introspectiva que pode ter uma pessoa.

Uma das principais características da inteligência intrapessoal é a capacidade de estar em profundo contato consigo mesmo. Embora isso possa parecer essencial e básico para qualquer tipo de indivíduo, significa que uma pessoa com este tipo de inteligência tem mais facilidade de entrar em contato com seu interior do que com seu exterior, ou seja, com outras pessoas. Assim, muitos indivíduos com inteligência intrapessoal se caracterizam por serem pessoas tímidas, introvertidas e caladas quando expostas em grupo.

Isto não quer dizer que não podem estabelecer relações sólidas com outras pessoas, que será ou não sua prioridade, ou que serão extremamente simples como as pessoas com inteligência intrapessoal. Também não significa que não podem desenvolver outro tipo de inteligência, mas que esta domina sua personalidade e caráter de maneira essencial.

Em geral, os sujeitos com um tipo de inteligência intrapessoal costumam mostrar tendência em procurar realizar por si só suas tarefas e obrigações, obtendo desta maneira, melhores resultados que trabalhando em grupo. Também têm um profundo contato com seus sentimentos, emoções e sensações, pelo qual podem ser descritos como indivíduos altamente sensíveis e conscientes da dor, da alegria, etc. Seguindo o estabelecido por Gardner, a inteligência intrapessoal mostra facilidade para que uma pessoa se desenvolva em profissões em que as tarefas reflexivas são importantes (por exemplo, a filosofia, a sociologia, a antropologia, a psicologia e outras).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Intrapessoal. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/intrapessoal >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Intrapessoal