Conceito de Intolerância à Lactose

Intolerancia-LactoseUma causa frequente de dor abdominal, cólica, distensão e flatulência é a intolerância à lactose. Esta perturbação se deve a causas genéticas e a ausência ou deficiência de uma enzima conhecida como lactose, cuja função é participar na digestão do leite, especificamente na degradação de um dos açúcares presente nos lácteos e que é conhecido como lactose.

A intolerância à lactose é um distúrbio que afeta grande parte da população e que se apresenta desde a infância. Entretanto, também pode aparecer na idade adulta, como consequência de cirurgias que retiram partes do intestino ou após infecções que afetam o bom funcionamento das células intestinais.

Esta condição é reconhecida por causa da associação entre o surgimento de sintomas e a ingestão de leite ou produtos derivados como queijo. Normalmente a dor e a distensão se iniciam após uns trinta minutos de ingestão deste tipo de alimento e podem persistir por várias horas.

Como se diagnostica este distúrbio?

Um bom interrogatório costuma ser suficiente para colocar em evidência a intolerância à lactose, e isso se confirma com o desaparecimento dos sintomas com uma dieta livre de produtos lácteos. Os estudos complementares são necessários diante da presença de dúvidas ou para descartar outras causas, principalmente a Síndrome do Intestino Irritável (SII), distúrbio que se deve às alterações do intestino, assim como a Doença Celíaca, onde o principal problema está na reação inflamatória que ocorre com a ingestão do glúten.

Os estudos que permitem diagnosticar a intolerância à lactose são o teste de hidrogênio na respiração na qual se analisa o hálito do paciente e também através de um exame de sangue.

Existe uma série de recomendações para pessoas com intolerância à lactose:

• Diminuir o cosumo de leite e queijos, muitas vezes não precisa eliminá-los completamente da dieta, porém é necessário diminuir significativamente seu consumo.

• Ler os rótulos dos alimentos antes de consumi-los, muitos produtos processados contêm derivados lácteos, especialmente produtos como cereais, sopas instantâneas, temperos para saladas e misturas para bolos e bolachas.

• Prestar atenção em mercados que vendem leites livres de lactose, pois eles podem ser ingeridos sem problema algum para quem sofre deste distúrbio.

• Consumir suplementos de lactose antes de ingerir produtos lácteos pode ajudar a prevenir os sintomas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Intolerância à Lactose. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/intolerancia-a-lactose >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Intolerância à Lactose