Conceito de Intimidade

IntimidadeA intimidade é um dos maiores tesouros que possui uma pessoa. A esfera da intimidade representa o espaço de privacidade pessoal que cada ser humano deve proteger. Isto é, embora os seres humanos confiem parte de sua intimidade nos amigos e pessoas de confiança, na verdade, existe um espaço que é único e especial. A intimidade é defendida e protegida através do bom senso. Ou seja, tem que ser prudente para não abrir seu coração a uma pessoa que acaba de conhecer. É positivo depositar confiança em pessoas que ganham seu respeito. Para isso, é importante tomar seu tempo para conhecer realmente uma pessoa.

Através das redes sociais, as novas tecnologias têm abordado uma revolução no plano da intimidade pessoal. As pessoas tendem a compartilhar fotos pessoais de momentos cotidianos com outros contatos. Da mesma forma, o fenômeno “selfie” mostra o caso de pessoas que abusam da vaidade ao expor continuamente sua imagem nas redes sociais em busca de um feedback. Neste sentido, cuidar da intimidade significa deixar sua impressão digital de maneira positiva. Ao contrário, qualquer publicação no facebook pode ser prejudicial, por exemplo, pois dependendo do que posta na internet pode lhe prejudicar na hora de procurar um trabalho, porque qualquer selecionador de recursos humanos busca informação sobre o potencial do candidato colocando seu nome no Google.

Uma pessoa que se valoriza de verdade sabe que sua intimidade não tem preço, portanto, nunca compartilhe com qualquer pessoa algo confidencial, algum segredo ou qualquer outro dado relevante. A verdadeira amizade é aquela que está marcada pela intimidade que dois amigos dividem em suas conversas de maneira consciente.

De fato, os diferentes graus de intimidade são aqueles que determinam a existência de vários tipos de relações, onde se mostram os conhecidos, os colegas de trabalho, grupo de amigos, amigos íntimos, parentes, marido ou esposa.

A intimidade tem seu valor, por isso, é um gesto de responsabilidade ser uma pessoa prudente e confiante na hora de valorizar a vida dos outros. Saber diferenciar o público do privado é a base para ter relações pessoais positivas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Intimidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/intimidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Intimidade