Conceito de Interseção

IntersecaoO conceito interseção pode ser utilizado em nosso idioma com dois sentidos diferentes. De um lado, é utilizado no campo da geometria para designar aquele ponto estabelecido em que se cruzam duas linhas. Também serve para indicar o encontro entre duas linhas, planos ou objetos que se cortam mutuamente.

Mas sem dúvida é no trânsito onde mais se usa esse termo, mesmo assim não podemos esquecer que sua utilização é resultado direto de sua referência apresentada na geometria.

Basicamente a interseção no trânsito se refere ao cruzamento de duas ou mais ruas. Sua principal função é possibilitar o acesso de quem circula à outra via e assim chegar a seu destino.

Normalmente existe um projeto urbano que apresenta dois tipos de interseções ou cruzamentos, como é caso das ruas ou estradas que se cruzam no mesmo lugar.

Por outro lado, existem as interseções desniveladas, aquelas que como seu próprio nome diz não se encontram no mesmo nível, ou seja, há um cruzamento só que não no mesmo plano, estes são os casos dos túneis, pontes e viadutos.

Vale destacar que as interseções planas são mais problemáticas em relação à probabilidade de acidentes fatais do que as desniveladas, por isso que esse problema é historicamente complicado, assim os municípios estão sempre realizando obras para tentar solucionar esses inconvenientes e salvar a vida das pessoas.

Por causa da periculosidade que representam quase todas essas interseções é que a maioria delas possuem semáforos, além de placas ou sinais que antecipam sua chegada ou presença. Entre as indicações mais comuns estão as seguintes: Pare, Atenção, Desvio, Dê passagem, entre outras.

É importante destacar que os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte em todo mundo, então, quanto mais forem respeitadas as placas de trânsito, tanto por parte dos motoristas como dos pedestres, teremos mais rodovias e ruas seguras para todos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Interseção. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/intersecao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Interseção