Conceito de Interpessoal

InterpessoalEm termos básicos, o conceito “interpessoal” é utilizado para referir-se a diversos tipos de comunicações, relações e vínculos que se estabelecem entre duas ou mais pessoas. Oposto a esta condição está o conceito de “intrapessoal”, pois envolve fenômenos ou situações em que uma pessoa está em contato consigo mesma em vez de estar aberta ao mundo exterior. Normalmente, o termo “interpessoal” é usado para destacar as habilidades dos indivíduos que tem facilidade em relacionar-se com os outros e para estabelecer vínculos de diversos tipos com seus pares.

Geralmente, quando se fala de uma condição interpessoal, se refere ao conceito mais específico da “inteligência interpessoal”. Entende-se por ela como uma capacidade que permite ao individuo ter boas relações com os outros, sejam eles colegas de trabalho, de estudo, amigos, casais ou família. Entretanto, ter habilidade interpessoal não significa apenas criar um vínculo, mas sim poder entender as pessoas que nos rodeiam através de inúmeros sentimentos, principalmente a empatia, a compreensão e o acompanhamento.

Um indivíduo com alta capacidade interpessoal é aquele que pode interagir com o outro e assim estabelecer e criar uma relação de vínculo. Isto faz com que ele conheça o estado de ânimo, de angustia, os problemas e sentimentos de uma pessoa a partir de um conhecimento sincero e verdadeiro.

Sem dúvidas, há pessoas com capacidades interpessoais que apenas as utilizam para ter um grande círculo de conhecidos ou colegas, mas que não pretendem criar um verdadeiro vínculo. Isto é visível nos ambientes de trabalho, onde possuir um círculo de apoio ou de amigos é uma importante estratégia para triunfar e ganhar uma posição de destaque dentro de uma empresa ou corporação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Interpessoal