Conceito de Interlocutor

InterlocutorToda pessoa que participa de uma conversa exerce o papel de interlocutor ao receber um feedback do outro participante. Dentro dessa conversa, existe um diálogo entre emissor e receptor.

Existem algumas regras de cortesia que são importantes para manter uma conversa interpessoal: respeitar a vez da palavra do próximo, saber escutar e realizar perguntas pertinentes que potencializem o diálogo. Há vários tipos de interlocutores do ponto de vista da conduta pessoal, inclusive, vamos refletir a respeito neste artigo.

Tipos de interlocutores

O interlocutor vaidoso é aquele que tem excesso de ego e mostra ar de superioridade durante uma conversa. É uma pessoa que tende a rivalizar constantemente com os demais e se compara com o desejo de mostrar que é melhor e receber a admiração do próximo. Entretanto, normalmente consegue o efeito contrário: as pessoas se distanciam.

O interlocutor solitário é aquele que desfruta mais dos momentos de solidão do que com outras pessoas. São indivíduos que se sentem mais cômodos em suas ações realizadas na companhia de poucos amigos do que no meio de muita gente.

O interlocutor sociável é aquele que é a alma da festa, costuma ser o centro das atenções graças ao seu carisma, simpatia e naturalidade. São pessoas seguras que passam energia positiva aos demais.

O interlocutor otimista é aquele que sempre observa o copo “meio cheio” e foca sua atenção para o lado bom da vida. Ao contrário, existe o interlocutor pessimista, aquele que tende a queixar-se de tudo com frequência por causa de seus erros.

Como melhorar a conversa

Convém reforçar as atitudes que potencializam o entendimento mútuo e reduzir a distância interpessoal que surge em consequência dos erros de comunicação. Por exemplo, é importante desligar o celular durante uma conversa com o objetivo de evitar certas interrupções. A verdadeira empatia não surge por tratar o próximo da maneira que gostaria que lhe tratassem, mas por compreender as necessidades do interlocutor.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Interlocutor. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/interlocutor >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Interlocutor