Conceito de Interdisciplinaridade

InterdisciplinaridadeO conceito de Interdisciplinaridade como a qualidade de interdisciplinares, que é aquilo que se realiza a partir da prática de estudar várias disciplinas. O termo Interdisciplinaridade poderia ter surgido pela primeira vez no ano de 1937 e foi desenvolvido pelo sociólogo Louis Wirtz. Desde esta concepção a Interdisciplinaridade não se reduz ao sistema de conhecimentos, inclui, além de um sistema de hábitos, habilidades e capacidades que devem ser conseguidas como resultado do processo docente educativo.

A Interdisciplinaridade é assumida como uma estratégia de ensino e aprendizagem que prepara os estudantes para realizar transferências de conteúdos que lhes permitam solucionar holisticamente os problemas que enfrentarão no futuro do seu desempenho profissional.

Nas últimas décadas, a partir das exigências do saber científico para com o homem destes tempos e o modo de saber usar os conhecimentos na solução dos problemas que são encontrados e enfrentados no dia a dia, existe um empenho renovado a que a escola de tratamento os conteúdos de maneira interdisciplinar.

A Interdisciplinaridade constitui uma condição didática que em qualidade de principio condiciona o cumprimento da cientificidade do ensino em tanto se estabelecem inter-relaciones entre as diferentes matérias, que podem manifestar-se nas próprias relações internas das matérias, intermatérias e interciclos.

Interdisciplinaridade é uma filosofia metodológica que pode caracterizar a prática científica. Consiste na busca sistemática de integraç4ao das teorias, métodos, instrumentos, e, a modo geral, fórmulas de ação científica de diferentes disciplinas, a partir de uma concepção multidimensional dos fenômenos, e do conhecimento do caráter relativo dos enfoques científicos por separado. A Interdisciplinaridade é uma aposta pela pluralidade de perspectivas na base da investigação.

A Interdisciplinaridade deve ser vista como um processo que permite solucionar conflitos, comunicar-se, avaliar aportes, integrar dados, definir problemas, determinar todo o necessário do supérfluo, procurar marcos de integração e interatuar com fatos. Interatuar na solução de conflitos e complementar informações.

A importância da Interdisciplinaridade aparece com o próprio desenvolvimento técnico cientifico que resultou no aparecimento de múltiplos ramos científicos. Graças a Interdisciplinaridade, os objetos de estudo são abordados de modo integral e se promove o desenvolvimento de novos enfoques metodológicos para a solução de problemas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Interdisciplinaridade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/interdisciplinaridade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Interdisciplinaridade