Conceito de Interceder

IntercederAs relações pessoais são complexas. Existem situações em que uma pessoa pode interceder pela outra. Assim acontece, por exemplo, quando uma pessoa fala em favor da outra ou a defende diante de uma determinada situação. Em termos coloquiais, interceder por alguém significa dar a cara por essa pessoa, dar um testemunho a favor de acordo com a verdade de um fato ou de uma palavra. Quando se intercede por alguém, reafirma a verdade dessa pessoa. Por isso, tem que ser muito honesto consigo mesmo para dizer sempre a verdade.

Por exemplo, uma pessoa pode interceder pela outra no ambiente de trabalho. Assim acontece quando uma pessoa consegue um emprego através da boa recomendação feita por um contato de trabalho.

Da mesma maneira que uma pessoa pode defender a outra diante de uma difamação ou de um falso rumor respaldado por um depoimento verdadeiro. Por exemplo, quando uma pessoa duvida da fidelidade de seu parceiro ou parceira, um amigo pode interceder pelo outro assegurando que a afirmação é falsa e dando argumentos que comprovam seu ponto de vista.

Quando se intercede por alguém na verdade se confia nesta pessoa e, além disso, existe também a valorização e o reconhecimento do outro. Interceder por alguém significa em muitos casos um ato de amor através de uma pessoa que deseja proteger a outra que está em uma posição difícil. Você pode interceder por uma pessoa para ajudá-la a conquistar um objetivo que tinha dificuldade em conseguir por si própria. Desta forma, graças a essa atitude, você acaba dando forças e confiança ao próximo.

Interceder também pode ser considerado um ato de justiça. Em certas situações, é aconselhável contar com uma pessoa que possa atuar como mediadora entre duas pessoas em conflito. Por exemplo, no meio da crise de um casal, pode ser útil contar com a figura de um mediador que interceda no conflito para promover a união entre ambos, estabelecer um canal de comunicação e mediar de acordo com um final positivo.

Para que uma pessoa interceda sobre a outra é recomendável que exista o conhecimento suficiente entre ambas de tal forma que a palavra tenha autoridade. O ato de interceder por outra pessoa é um gesto que mostra a nobreza do coração humano que vai além do individualismo e envolve tanto as relações pessoais como a verdade de cada ação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Interceder. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/interceder >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Interceder