Conceito de Intenção

IntencaoA intenção mostra a razão de ser de uma ação específica ou de uma palavra. A razão é totalmente subjetiva, faz parte do lado mais profundo da consciência de outra pessoa. Geralmente, cometemos o erro de tirar as próprias conclusões a partir da interpretação de fatos externos, quando na realidade, a intenção sobre uma ação é apenas conhecida pela pessoa que é autora de suas decisões.

Por isso, longe de hipóteses, nas relações pessoais é muito importante apostar no diálogo assertivo de perguntar as dúvidas para obter as respostas e assim conhecer a verdadeira intenção da outra pessoa, quando, por exemplo, temos alguma dúvida a respeito, ferimos nossos sentimentos ou estamos confusos. Em uma situação assim, longe de guardar o mal-estar devemos dar o primeiro passo para conversar de forma aberta e assim poder esclarecer a questão o mais rápido possível, entendendo que existem mil razões de interpretar uma mesma realidade.

É curioso como dois amigos vivem a mesma situação de forma totalmente diferente, pois qualquer tipo de interpretação é medido pelos valores pessoais, pela crenças e pela experiência prévia. Daí é injusto julgar a outra pessoa sem ter os dados suficientes. Na realidade, é aconselhável pensar que cada pessoa age em cada caso com a melhor intenção possível inclusive quando erra.

A intenção é muito importante porque geralmente ela é diferente do resultado. Por exemplo, pode ser que uma pessoa tenha a intenção de surpreender a outra com um presente bonito, no entanto, pode ser que seu destinatário não tenha gostado do presente. Neste caso, o que de verdade deve ser valorizado pelo destinatário é o presente em si, porque detrás de toda intenção boa e nobre existe um gesto de amor e carinho. E nada tem tanto valor como o amor que aumenta a autoestima na vida da pessoa que presenteia, como também na de quem recebe.

A intenção é muito importante nas relações pessoais. Ela tem que mostrar uma coerência entre fatos e palavras. Por exemplo, envia-se uma mensagem contraditória de intenção quando uma pessoa diz uma coisa e faz outra. A intenção é a sua própria verdade que conecta sua essência e a transmite para outra pessoa.

Para ter boas e claras intenções, em primeiro lugar, tem que deixar claro o que quer e como quer alcançar determinado objetivo. Quando se duvida de sua meta, então, também se duvida de suas intenções.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Intenção. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/intencao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Intenção