Conceito de Insulto

InsultoO insulto é a expressão ou ação em que uma pessoa ofende a outra. Normalmente o insulto é manifestado através de palavras que apresentam uma conotação negativa, as conhecidas palavras grosseiras, embora algumas não sejam consideradas formalmente e cuja intenção significa apenas ofender.

Certamente não existe uma lista de insultos aprovada, por isso é que cada vez mais a utilizamos quando queremos insultar, mas na realidade são insultos que variam de cultura para cultura e estão intimamente relacionados aos usos e costumes de um determinado lugar. De qualquer forma, há palavras, tanto no português como no inglês ou espanhol, que são reconhecidas mundialmente como insultos e que fazem com que a pessoa seja identificada ou não com a cultura do país em questão.

Consequentemente o insulto não é um ato em que as pessoas aceitam normalmente, mas pelo contrário, o insulto sempre terá uma rejeição social justamente porque sua missão é ofender profundamente alguém e muito mais quando o mesmo deixa em evidência alguma questão em particular ou algo que a pessoa não quer expor.

Na maioria das vezes, o insulto nos deixa furioso com alguém que nos fez algum mal ou nos prejudicou de certa forma, como também pode ser com algo que não saiu como se esperava, dessa maneira quase que espontânea, a pessoa sente a necessidade de expressar-se e faz isso através do insulto. Isto é, nesse caso, o insulto atua como uma espécie de liberador de raiva e ajuda a descarregá-la.

Quando queremos gozar de uma expressão correta e respeitada, o ideal é abster-se de manifestar algum insulto, inclusive, os adultos devem contribuir nesse aspecto e ser um exemplo para as crianças evitando expressar insultos diante das mesmas.

Como sabemos, as crianças aprendem muitas coisas por imitar os adultos e o insulto é uma delas. Dificilmente você consegue tirar o hábito de uma criança depois de adquirido.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Insulto. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/insulto >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Insulto