Conceito de Insatisfação

A insatisfação é um sentimento interior que uma pessoa sente quando suas expectativas não são atendidas. Este tipo de sentimento mostra um nível de desencanto pessoal causado pela frustração de não cumprir com algum dos seus desejos.

A insatisfação trata-se de um sentimento humano contextualizado em aspectos bem específicos, por exemplo, quando uma pessoa sente que seu trabalho é precário e não reconhecido; durante uma longa fase de desemprego; quando o indivíduo não está conectado com sua vocação profissional; quando o empregado fica estagnado na mesma função, entre outros.

No campo sentimental

Da mesma maneira, o sentimento de insatisfação também acontece nos relacionamentos dos casais assim que um deles dá mais atenção aos defeitos do que às virtudes do outro. Do ponto de vista da felicidade, a infelicidade se vê marcada pelo profundo grau de insatisfação pessoal com o presente, assim, a pessoa faz um balanço de sua existência e se sente distante do ponto que realmente gostaria de estar.

O risco da insatisfação crônica

A insatisfação não é negativa por si só, mas pode tornar-se crônica. Isto é, acontece quando a pessoa se acostuma com a situação.

Do ponto de vista positivo, o sentimento de insatisfação oferece uma informação valiosa sobre a necessidade de mudança em determinada área. Por isso, a pessoa toma consciência de como se sente e avaliar fazer algo a respeito do caso.

Lutar pela felicidade

Entretanto, a insatisfação se torna crônica como consequência do desejo de perfeccionismo ou de ambição sem limites daquele que não atinge suas próprias expectativas e necessita adaptá-las à realidade. Existem alguns sinais que ajudam a identificar a insatisfação: a queixa constante e o pensamento negativo são duas atitudes próprias de uma pessoa que não se sente satisfeita com aquilo que tem e que aspira sempre mais.

Uma pessoa insatisfeita vive pendente à carência e não prática a gratidão existencial. Deste modo, ela sofre muito por não valorizar aquilo que tem e assim vive como uma criança ou um adolescente eternamente insatisfeito.

A insatisfação pode ser o início de um processo de desenvolvimento pessoal como mostra o exemplo de uma pessoa que começa um processo de coaching. Ela tem o objetivo de colocar um fim a esse sentimento interior para abrir as portas da felicidade. Alcançar este ponto envolve esforço e superação.

Imagem: iStock, OcusFocus

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Insatisfação