Conceito de Inquietude

InquietudeA inquietude é uma preocupação que causa certa intranquilidade na pessoa, ou seja, esta preocupação se refere a um fato que pode ser percebido como um perigo ou uma possível ameaça à pessoa.

Este conceito atinge significativamente o estado emocional de uma pessoa até o ponto do trabalhador ter dificuldades de concentração em consequência de conflitos internos que roubam grande parte de sua capacidade mental.

Aliás, quando as preocupações se acumulam o peso emocional é maior e atordoa a pessoa envolvida como mostra o exemplo da depressão.

Causa de estresse

Do ponto de vista da saúde emocional, a inquietude é também uma das principais causas de estresse e ansiedade, já que a preocupação se refere ao futuro assim como a um fato que pode ser observado como ameaça, mas que ainda não aconteceu.

A partir deste ponto de vista, a inquietude é um claro exemplo de como uma ideia irracional de futuro pode roubar a qualidade de vida do presente, simplesmente por imaginar possíveis situações do agora e não de hipóteses, ou seja, de uma possibilidade que pode ou não acontecer.

Como reduzir a inquietude

Do ponto de vista da inteligência emocional é importante para colocar em prática alguns conselhos que servem para ajudar a reduzir as preocupações.

1. Em primeiro lugar, é decisivo estabelecer metas em curto prazo que ajudem a evidenciar a atenção.

2. Para esvaziar a mente de preocupações é gratificante também escrever um diário com ideias negativas ou pessimistas e assim organizar seu mundo interior.

3. Sem dúvida que é bem saudável conversar com um amigo de forma relaxada sobre seus medos e incertezas.

4. Caminhar todos os dias é uma prática de bem-estar necessária para colocar o corpo e a mente em forma. Este exercício eleva os índices de otimismo e aumenta o nível de concentração.

5. É fundamental evitar o deixar para depois a tomada de decisões perante um conflito.

6. Aprender a diferenciar aquilo que depende de você daquilo que não pode resolver. Existem pessoas que sofrem por uma realidade que não podem modificar.

7. Evitar carregar o peso do passado. É muito importante caminhar no ritmo da realidade, ou seja, no presente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Inquietude