Conceito » Inovação

Conceito de Inovação




InovacaoO termo inovação se refere àquela mudança que introduz alguma novidade ou várias. Quando alguém inova aplica novas ideias, produtos, conceitos, serviços e práticas a uma determinada questão, atividade ou negócio, com a intenção de serem úteis para o incremento da produtividade.

Uma condição essencial da inovação é sua aplicação com sucesso a nível comercial, porque não somente vale inventar algo, senão que além de destacar resulta em ser introduzido satisfatoriamente e com repercussão no mercado para que o conheçamos, no que seria em uma primeira instância e depois para que possa desfrutar da criação em questão.

A inovação exigirá de seu dono consciência e equilíbrio na hora de transportar as ideias do campo imaginário ou fictício, ao das realizações ou implementações. A inovação supõe uma série de práticas, consideradas totalmente novas, de forma particular para um indivíduo ou de maneira social, de acordo com o sistema que as adote.

Agora, as novidades, novas ideias, precisam ter uma origem e essa origem costuma ser: a investigação, o desenvolvimento, a concorrência, os seminários, as exposições, as feiras, os clientes, um empregado, isto é, todos estas origens podem ser convertidas em algum momento em provedores de novas ideias gerando as entradas para o processo de inovação.
No caso de uma empresa ou negócio, o processo de inovação vai desde a geração da ideia, passando pela prova de viabilidade até a comercialização do produto em questão. As ideias do mencionado processo que qualquer autor proponha deverão estar referidas para desenvolver ou melhorar um novo serviço ou produto. Para concretizar todas as etapas que mencionamos para incluir a inovação, deveremos nos apoiar no método conhecido popularmente como gerenciamento de projetos.

Além da mente criadora, do trabalho em equipe, entre outros, a inovação dependerá de uma série de variáveis como investimentos, políticas empresariais, dedicação de recursos, as quais permitirão e ajudarão a promover todas as formas de inovação possíveis: educar com o objetivo de melhorar a qualidade, fomentar a mobilidade de pesquisadores, explorar mais o mercado interior, normalização, cooperação multinacional e desenvolver estratégias regionais.

Mais uma letura

Inovação é a definição do novo. Portais da internet são inovadores. Conceituar inovação necessita conceituar o que é velho e arcaico. O sítio da Apple é inovador? Jornalistas definem o que é inovador? O SESC, com certeza, apresenta cursos inovadores. As Leis precisam ser inovadoras, para garantir novos direitos. A pequena novidade teria algum valor? É típico valorizar as grandes novidades. Criar novas idéias.

Lembram da lâmpada na cabeça? Pegue esta lâmpada e acenda novamente. Clique no botão da criatividade. Processe a sua mente. Leia um gibi ou uma Graphic Novel. Frequente uma Universidade. Organize o seu cérebro. Fique chapado com as idéias. Inove sempre. O conserto da preguiça é a criatividade. A palavra mudança deve ser divulgada, criando uma certa expectativa e distribuindo esperança.

A empresa inovadora gera mais lucros, cria novas oportunidades. A organização cresce e os funcionários ganham, pois os recursos são ampliados. Nos bancos e no comércio também acontece isso. Institui- se a modernidade, beneficiando os clientes. O olho do dono engorda o boi. Três regras simples: 1- Diário empresarial, 2- Sinopse dos projetos, 3- Concursos públicos. Premiar as iniciativas inovadoras.

Administrar os projetos mais criativos. Editar livros de novos autores. Agenciar artistas de vanguarda. Nacionalizar as empresas. Secretariar as reuniões de escritores e executivos. A porta da firma para a modernidade é a publicação na Net. O seminário dos criadores e programadores organizados. O gibi dos novos desenhistas e seus cérebros privilegiados. O Almanaque dos fortes convergentes da Net.

A inovadora pesquisa que ganha prêmios, agenciando tecnologias. Agenciando congressos e aventuras. Protegendo agências premiadas e suportando a Net. Pintando tecnologias centrais nos salões inovadores. Os técnicos recebem críticas dos observadores da Receita. Três inovadores legislativos: 1- gestores, 2- fiscais e 3- diretores. Os assessores distribuem as inovações. O profissional faz um seminário dirigido aos guias comissionados.

A limpeza green dos livros de programação premiados. A Universidade de cores desenhadas é a agência inovadora. Os governos pesquisam o hiper- techno para inovar as agências. Os cursos centrais mantém as Casas Novas. Os três portais domésticos portugueses tem nove redes inovadoras. Os Blogs inovadores centralizam as empresas de nível superior. Os Direitos Humanos usam o vídeo no Orkut e depois nos portais.

>> Próximo - Que Conceito >>