Conceito de Injustiça

InjusticaInjustiça significa a falta de justiça, de bem comum e de equilíbrio dentro de diversos grupos sociais que pode acontecer em toda comunidade e até em um sujeito individual. A injustiça significa principalmente o desrespeito pelos direitos tanto dos indivíduos como da sociedade em conjunto, e isso pode ser visível de diversas formas: alguns menores e quase invisíveis, outras mais notórias e flagrantes. Se entendermos que a justiça é a busca do bem comum e do bem-estar conjunto, a injustiça será o benefício de alguns em prol do prejuízo de outros.

A injustiça pode estar presente em qualquer tipo de formação social, havendo alguns especialistas que a observaram em comunidades animais. No caso do homem, a injustiça surge a partir da corrupção dos valores de verdade, respeito, solidariedade, amor ao próximo e a ética. Quando algum destes valores não é explicado e não faz parte do comportamento de todos os dias, os atos de injustiça se fazem claramente presentes.

Ao pensar em injustiça ou em falta de justiça, imediatamente a tendência é associá-la a situações de resolução jurídica ou legal. Nelas, a injustiça se evidencia ao não condenar apropriadamente a um criminoso, ao não atuar de acordo com o que estabelece a lei, etc. Entretanto, há muitas maneiras de agir de modo injusto no dia a dia sem que isto seja necessariamente punido por lei. Tal é o caso de aproveitar-se de um indivíduo que quer comprar um artigo ao não informar-lhe corretamente o preço, não dando passagem a um pedestre por parte dos motoristas, não respeitando o espaço público e sujando-o com lixo, etc.

O trabalho em prol da eliminação das condutas injustas circunstanciais ou globais é algo em que toda a comunidade deve comprometer-se. A injustiça existe quando os indivíduos de uma sociedade ou comunidade não reconhecem os direitos dos demais e passam por cima deles. A mudança de atitude diante de pequenas ou grandes situações de injustiça é o único caminho para a conquista de sólidas estruturas de justiça.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Injustiça. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/injustica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Injustiça