Conceito de Iniquidade

IniquidadeO termo iniquidade se refere à ausência de equidade, ou seja, a existência de desigualdade em algum aspecto social ou de gênero, entre os mais comuns.

A iniquidade se contrasta ao conceito de equidade, que significa a existência de igualdade dentro de qualquer contexto. Sendo assim, quando há equidade significa que há justiça. Portanto, a iniquidade é considerada um fator de injustiça.

Infelizmente em todo mundo, alguns países convivem, uns em grande e outros em menor proporção, com a existência da iniquidade. Ainda mais, pode-se dizer que a iniquidade é uma questão que acompanha a civilização desde os tempos mais antigos. Embora também existissem pessoas e movimentos cuja principal missão era combater esse cenário nefasto e contrário para o bom desenvolvimento da população em todos os níveis, vale destacar, que não puderam ser deportados definitivamente apesar dos esforços.

No entanto, como já mencionado anteriormente, é no plano social que lidamos com as mais comuns situações de iniquidade.

As classes ou setores sociais que dispõem de maiores recursos podem ter acesso aos produtos e serviços produzidos na comunidade que pertencem sem maiores problemas e assim mesmo atender suas necessidades básicas. Enquanto isso há setores da sociedade que não dispõem de recursos suficientes e consequentemente ficam em posição inferior aos demais.

Este acesso desigual aos recursos gera iniquidade e um trato desigual às classes mais baixas da sociedade que não podem adquirir os mesmos bens que as classes mais altas. Isso acontece tradicionalmente porque os setores sociais mais baixos são discriminados e estigmatizados por ocupar essa classe social.

Desta forma, é comum a população das classes mais baixas receberem um tratamento desigual e até mesmo discriminatório quando têm acesso a um espaço considerado de classe alta.

Mesmo em relação ao gênero, existe uma iniquidade legendária contra a mulher, que embora houvesse uma diminuição considerável com o passar dos séculos, ainda hoje não foi superada em cem por cento.

Nos ambientes de trabalho, mais precisamente no exercício de cargos hierárquicos, por exemplo, é o lugar onde se continua sustentando o papel primordial do homem em detrimento da mulher.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Iniquidade