Conceito de Inibição

InibicaoAtravés da psicologia é possível potencializar o conhecimento do homem. Na área da psicologia, a inibição é um conceito que se refere ao comportamento interiorizado e assimilado pelo sujeito ao ponto de ser automatizado, que pode ficar suspenso em certos momentos e deixar de acontecer de forma temporal. A inibição representa os impulsos que uma pessoa pode conter. Estes estímulos podem ser classificados em duas áreas diferentes: os impulsos gratificantes e os impulsos nocivos.

Por natureza, como pode ser explicado por pensadores tão notáveis como Tomás de Aquino, o ser humano persegue de forma natural o prazer e tudo aquilo que considera agradável porque o prazer se conecta com a felicidade. Na mesma linha, em termos de conduta, o ser humano procura fugir da dor e do sofrimento, embora às vezes não consiga evitar. Os impulsos também podem estar condicionados a outros fatores externos como manifestados no exemplo da educação infantil.

Nesta fase vital, a técnica do prêmio tem como objetivo reforçar uma conduta específica, pelo contrário, a técnica do castigo tem um valor pedagógico para corrigir uma atitude inadequada. Deste modo, o ser humano também interioriza uma mensagem moral sobre seus próprios impulsos, ou seja, existe um fator condicionado ao mundo afetivo.

A inibição é representada especialmente pela área emocional, ou seja, uma pessoa pode reprimir determinada atitude através de uma experiência condicionada de forma negativa. Por exemplo, uma pessoa que sofre um fracasso amoroso pode reprimir esse sentimento e no futuro associá-lo com a frase: “Nunca terei sorte no amor”.

A inibição está vinculada com a falta de liberdade da mesma forma que o ser humano boicota sua própria felicidade ao estar condicionado por diferentes pensamentos. Isto é, frequentemente, a inibição parte do pensamento, da interpretação da realidade por parte do sujeito. O modo que uma pessoa interpreta a realidade também influencia em seus sentimentos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Inibição