Conceito de Infraestrutura

InfraestruturaUma infraestrutura é o conjunto de elementos ou serviços considerados necessários para que uma organização possa funcionar ou para que uma atividade se desenvolva efetivamente.

Por outro lado, a infraestrutura é a base material de uma sociedade e a que determina a estrutura social, o desenvolvimento e sua mudança social, incluindo nestes níveis as forças produtivas e as relações de produção existentes. A Infraestrutura depende do que é conhecido como superestrutura, que é o conjunto de elementos da vida social, entre eles: a religião, a ciência, a moral, a arte, o direito, a filosofia e as instituições políticas e jurídicas.

A infraestrutura apresentada em uma determinada sociedade aplica um papel fundamental no que se diz respeito ao desenvolvimento e mudança social, porque quando muda a infraestrutura, inevitavelmente, muda a sociedade em seu conjunto, as relações de poder, as instituições e também obviamente os elementos da superestrutura.
Como já mencionamos uma infraestrutura também é importante porque compõe os meios de produção, tanto os recursos naturais como os meios técnicos e as forças de trabalho, os quais unidos formam as forças produtivas.

No entanto, outro uso do termo infraestrutura se refere à parte da construção que se encontra abaixo do solo. Outra referência que apresenta essa palavra fala do conjunto de estruturas de engenharia e instalações, geralmente de longa vida útil, que constituem a base que se produz a prestação de serviços considerada necessária para o desenvolvimento de fins produtivos, pessoais, políticos e sociais.

A infraestrutura urbana é um trabalho realizado pela atividade humana e dirigido por profissionais da Arquitetura, Urbanização e Engenharia Civil, que servirá de suporte para o desenvolvimento de outras atividades, sendo seu funcionamento necessário para a organização da cidade em questão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Infraestrutura