Conceito de Informar

InformarA palavra informar é um termo usado frequentemente em nosso idioma para expressar a ação de uma pessoa que explica um fato, situação ou acontecimento a outra pessoa que não tem conhecimento dos fatos, ou seja, dá conhecimento de alguma notícia.

Vale destacar que esta referência é aplicada tanto na comunicação de fatos ou questões pessoais como de fatos que apresentam uma importância nacional ou mundial, sendo neste último caso, tarefa dos meios de comunicação de massa como o rádio, a televisão e a imprensa em geral.

No entanto, esta palavra constitui a essência básica da atividade jornalística que é mostrar ao público e dar conhecimento das diversas situações e questões que afetam o bem comum e a vida social da população.

A atividade de informar transmite o que é conhecido como informação, que significa um conjunto de dados que passa por um processo de edição e se torna uma mensagem a ser lançada através dos meios de comunicação de massa. Obviamente, a informação dá mais conhecimento a uma pessoa sobre o assunto que está sendo exposto.

Por outro lado, a palavra informar também indica a ação de uma pessoa competente em preencher um documento com certa informação que logo será apresentado através de um relatório para avaliar uma atividade ou o desempenho de um funcionário em um trabalho específico, por exemplo, geralmente os indivíduos que realizam tarefas de supervisão dentro das empresas têm a função de realizar este tipo de relatório.

Na Filosofia, a palavra informar também é usada e se refere à ação de conceder uma forma substancial a algo. Já no Direito, informar significa o momento em que os promotores e os advogados expõem um caso para que o juiz ou o tribunal decidam o mesmo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Informar