Conceito de Infectologia

InfectologiaA infectologia é um ramo da medicina interna que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento do paciente de qualquer idade portador de doenças infecciosas agudas como também crônicas.

O médico especialista em infectologia é o médico infectologista. Este profissional da saúde possui três anos de especialização em medicina interna e posteriormente mais três adicionais na subespecialidade de infectologia.

Os médicos infectologistas são responsáveis pelo tratamento de pacientes com doenças infecciosas produzidas por qualquer microrganismo, sejam por vírus, bactérias, parasitas, fungos ou infecções simultâneas por dois ou mais tipos de agentes. Além dos exames clínicos e estudos complementares, o infectologista está apto a realizar amostras para estudos de cultivo e os procedimentos de laboratório que permitam o isolamento e a identificação dos diversos microrganismos.

No caso das doenças infecciosas agudas apresentadas sem complicações como também nos pacientes sadios ou com bom sistema imunológico, as mesmas podem ser perfeitamente tratadas por médicos como clínico geral ou da família. O infectologista atua quando se trata de doenças infecciosas graves em pessoas com doenças crônicas, com idade avançada ou então com condições simultâneas que aumentem o risco de sofrer essas complicações, assim como no desenvolvimento de infecções nosocomiais que são processos infecciosos graves e de difícil tratamento adquiridos por pacientes durante sua hospitalização por outras causas.

O medico infectologista também é responsável pelo tratamento de doenças infecciosas crônicas como AIDS, infecção por HIV, tuberculose, infecções disseminadas, por agentes resistentes aos antibióticos, infecções de próteses ou elementos estranhos invasores no organismo, como também em infecções de pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia.

Esta especialidade serve como suporte para pessoas que viajam a locais endêmicos de doenças infecciosas para que sejam realizadas as recomendações preventivas pertinentes, da mesma forma é encarregada de aplicar e orientar a prevenção dessas doenças através da vacinação em pessoas adultas.

O medico infectologista também é responsável sobre o diagnóstico e tratamento das doenças tropicais, próprias da região, como o trópico e o subtrópico que oferecem condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento dos vetores e hospedeiros das doenças infecciosas próprias destas localidades. Esse é o caso da malária ou paludismo, febre amarela, dengue, chikungunya, esquistossomose, cisticercose, oncocercose, leishmaniose, tripanossomíase, amebíase, entre outras.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Infectologia