Conceito de Indústria Manufatureira

Industria-ManufatureiraDenomina-se indústria manufatureira à indústria que trata exclusivamente da transformação de diferentes matérias-primas em produtos terminados e acabados para ser consumidos ou distribuídos aos seus consumidores finais.

Não é por acaso que esta indústria pertence ao chamado setor secundário da economia, uma vez que é ela justamente quem transforma a matéria-prima gerada no setor primário.

A atividade manufatureira é desenvolvida por diversas empresas com diferentes envergaduras, ou seja, elas podem ser encontradas em empresas de pequeno porte como também em empresas multinacionais.

Então, uma indústria manufatureira pode pertencer a qualquer empresa que dedique sua atividade à transformação de matérias-primas em bens acabados ou semiacabados.

É importante saber que todo trabalho realizado por esta atividade econômica é possível graças à intervenção de três pilares fundamentais: a força do trabalho, as máquinas e as ferramentas.

Sem dúvida, a Revolução Industrial ocorrida no século XVIII foi importante em nossa história, pois possibilitou em boa parte a extensão e simplificação da indústria manufatureira graças às máquinas que foram incorporadas posteriormente para ampliar o trabalho de produção.

Embora o homem sempre tratasse de transformar as matérias-primas que encontrava em produtos necessários, em determinado momento da história e com o avanço da tecnologia passou a produzir em grande escala.

Toda esta situação aconteceu graças ao surgimento de uma das grandes aliadas da indústria manufatureira, a fábrica, que por essas novas condições demandavam a reunião dos empregados em um mesmo lugar junto às máquinas. A partir desse momento, as fábricas começaram a proliferar em todo mundo.

No entanto, existem várias categorias atingidas, entre as mais importantes estão: as indústrias de produtos alimentícios, de bebidas, de produção têxtil, de máquinas e equipamentos, de madeira, papel, produtos químicos e metálicos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Indústria Manufatureira. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/industria-manufatureira >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Indústria Manufatureira