Conceito de Indústria de Papel

Industria-de-PapelRecebe o nome de indústria de papel a instituição que serve para a fabricação e manufatura de diferentes tipos de papéis. Esta fabricação parte da transformação da matéria obtida das árvores em celulose e, em seguida, se converte em folhas de papel que são utilizadas na escrita comum. As indústrias de papel são fábricas de grande tamanho, pois o processo e a manufatura do papel exigem diferentes pontos de trabalho, costumam localizar-se nas periferias da cidade como a maioria das fábricas. Essas indústrias são instalações polêmicas, pois muitas delas utilizam produtos químicos que são despejados no solo, na água ou no ar gerando diferentes níveis de contaminação.

As indústrias de papel utilizam como principal matéria-prima a polpa obtida das árvores que se converte em celulose e depois em folhas utilizadas como papel. As indústrias de papel foram desde a criação da imprensa e especialmente após a Revolução industrial no século XVIII, uma das indústrias mais importantes devido à grande quantidade de papel que as sociedades atuais consomem. O papel é produzido quase que completamente de materiais orgânicos como a polpa em si, além de outros elementos têxteis e vegetais que são usados para dar cor e textura.

Mas, além disso, as linhas de produção de papel trabalham com químicas para branquear e suavizar o papel final.

Algumas indústrias de papel recebem diretamente os troncos de árvores abatidos, enquanto que outras recebem a matéria-prima obtida dos mesmos para depois serem convertidas em papel. O processo de fabricação do papel é realizado hoje em dia através de grandes máquinas, mas historicamente também se realizava mediante o uso de força animal ou de força hídrica. As grandes máquinas atuais podem produzir placas de papel de 150 metros de cumprimento e de 10 metros de largura, atuando a uma velocidade de 100 quilômetros por hora. Estas placas são produzidas e armazenadas em grandes rolos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Indústria de Papel. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/industria-de-papel >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Indústria de Papel