Conceito de Indivíduo

IndividuoO conceito indivíduo é sem duvida de grande complexidade e riqueza. Em termos técnicos, simboliza tudo aquilo que não pode ser dividido embora em termos gerais, o mesmo é utilizado para fazer referência ao ser humano ou ao homem, no entanto, ele não pode ser dividido ou fragmentado. O indivíduo é então, a menor unidade e mais simples dos complexos sistemas sociais e também a fonte a partir da qual os mesmos se estabelecem e organizam.

A definição do conceito de indivíduo pode ser estabelecida em diversos níveis. Inicia-se pelo nível ontológico, da existência do mesmo, não há dúvidas que a noção de indivíduo foi profundamente enriquecida com as teorias do filósofo francês R. Descartes, que propôs a famosa frase "Penso, logo existo". Através dela, o indivíduo é aquele que tem a capacidade de pensar, refletir e recorrer a seus dotes racionais. Ao mesmo tempo, esta frase reconhece o posicionamento do indivíduo em um meio que existe, vinculando-se a tudo aquilo que o rodeia.

Em outro sentido, também foi proposta a ideia do individuo como um ser único e irrepetível que não pode ser copiado ou imitado, pois cada um surge em um ambiente específico, com determinadas capacidades físicas e em um contexto histórico-espacial determinado. Todos estes elementos o transformam um ser único e particular, pois apresentam características que possuirá (em grande parte) ao longo de sua vida.

Entretanto, o indivíduo como ser humano não é um elemento previamente planejado e pré- estabelecido, mas pelo contrário, é uma pessoa capaz de aprender, receber conhecimentos, adquirir capacidades e desenvolver cultura. Aí entra o papel que o meio e a convivência com outros indivíduos em sociedade ocupam para que um indivíduo se converta em tal.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Indivíduo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/individuo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Indivíduo