Conceito de Indignação

A indignação é um sentimento de raiva enorme, que provoca algo ou alguém com seu comportamento. Sua escassa compreensão me causou uma indignação que não pude esconder perante o grupo.

Como indicamos acima, podem existir duas questões que desenvolvem a indignação de alguém, uma questão x, como ser uma situação que produz um estado com a qual não se está de acordo de forma alguma, um acontecimento inesperado e desagradável, que como tal surpreende e paralisa no atuar e então desemboca numa forte raiva de quem padece ante a impossibilidade de reagir em consequência. E por outro lado, a atitude, a ação de um individuo pode desencadear nossa indignação. Quando alguém se comporta fora dos parâmetros sociais esperados, ou em seu defeito, quando não toma em conta certo contexto e de toda forme protagoniza um comportamento errante, tem o costume de despertar a indignação de imediato.

No entanto, aquela pessoa que se encontra padecendo desta grande raiva se denomina indignado. Normalmente, a indignação que alguém sente, pode ser o fruto de uma situação que está ao seu redor ou gerada por alguém próximo. Entretanto, também é comum que a indignação apareça a partir de situações externas para nós, quer dizer, que não ocorrem perto de nós, mas sim, por suas condições e as enormes consequências que a implicam terminam por provocar indignação. Por exemplo, o atentado executado pela Al Qaeda contra as Torres Gêmeas provocou a indignação dos cidadãos americanos, onde tal ato foi cometido, mesmo que o resto do mundo também tenha padecido da mesma indignação ao conhecer a noticia. A fome no mundo, a corrupção, a violência em qualquer de suas manifestações, são situações plausíveis de causar indignação.

A indignação, além das palavras, também tem o costume de ser manifestada pelas pessoas a través de gestos e em casos extremos através de atos violentos. Também, fisicamente, a indignação tem repercussão, com o aumento do ritmo cardíaco, da pressão sanguínea e dos níveis de adrenalina.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Indignação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/indignacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Indignação