Conceito de Incontinência Verbal

Uma pessoa pode mostrar incontinência verbal ao falar de forma desmedida sem ter controle total do ponto de vista da atenção em seu discurso como consequência do excesso de nervosismo de determinada situação.

Existem pessoas que apenas se conscientizam de um episódio de incontinência após cair na real que falaram mais do que deveriam, por exemplo, ao revelar alguma informação pessoal e arrepender-se em seguida por compartilhar tal informação.

Falar por falar

Existem pessoas que falam muito de forma habitual, são indivíduos que costumam tomar o protagonismo nas conversas ao falar muito sobre si mesmos. Entretanto, há pessoas que sofrem com casos deste tipo de forma mais pontual.

Falar demais pode passar uma imagem não tão boa ao próximo, uma vez que este tipo de atitude mostra a essência do comportamento vaidoso ao sentir-se lisonjeado por ser ouvido e por não gostar de escutar.

Impulsividade das palavras e o problema de falar sem pensar

Confessar determinadas verdades como consequência da impulsividade do momento pode não ser bom em longo prazo, uma vez que a comunicação deve ser consequência da reflexão. As pessoas que falam em excesso sentem o impulso de preencher o silêncio através de palavras.

Portanto, vale a penar ter consciência dos próprios limites na comunicação para poder avançar na melhora do diálogo e com isso dar um significado adequado à palavra, mas também ao silêncio. A incontinência verbal é conhecida também como verborragia: pessoa que tem o costume de falar por falar.

Cenários típicos que se deve tomar cuidado

Existem situações concretas na qual o excesso de palavras pode boicotar o sucesso de determinada situação: ao fazer networking em um evento de trabalho, ao enfrentar uma entrevista de trabalho para optar a determinado emprego, ao realizar uma exposição em público sem ter o controle do tempo da palestra, em um primeiro encontro romântico, etc.

Como melhorar a comunicação interpessoal

O ser humano aprende suas primeiras palavras desde criança. Entretanto, no plano da comunicação, é muito importante adotar o papel de aluno que se expressa da melhor forma. Existem recursos de ajuda: realização de cursos sobre habilidades sociais e oficinas de oratória que são uma boa ferramenta de ajuda para potencializar a empatia no uso da palavra.

Foto: Srdjana1 I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Incontinência Verbal. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/incontinencia-verbal >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Incontinência Verbal