Conceito de Inconformismo

InconformismoA conformidade com o presente é um dos ingredientes mais importantes da felicidade, uma vez que essa conformidade mostra um nível de aceitação importante. Entretanto, uma pessoa pode mostrar inconformismo com determinada situação, ou seja, pode rebelar-se consigo mesma com o desejo de que as coisas mudem.

Do ponto de vista vital, o conformismo se aprende também através da experiência. Esta é uma das razões pelas quais tanto as crianças como os adolescentes são mais inconformistas do que os adultos, estes que já atingiram um nível de maturidade maior.

Uma atitude de protesto perante a injustiça

O inconformismo mostra uma atitude perante a vida que é oposta ao conformista. Assim, quando uma pessoa não está conforme com determinada situação, ela se sente desgostosa com ela mesma. O sujeito pode converter este inconformismo em um estímulo para lutar contra essa causa de insatisfação com o objetivo de poder modificá-la.

O inconformismo não tem o porquê ser analisado em termos negativos, já que em muitos casos, é importante ter um sentimento sadio e de oposição à realidade. O inconformismo se torna um obstáculo de felicidade quando se converte em uma atitude geral perante a vida, em uma postura pessoal diante da realidade. Uma pessoa inconformista questiona sobre tudo, reflete sobre a realidade, não se conforma que as coisas sejam de um modo quando poderiam ser diferentes ou melhores.

Manifestar desacordo

A partir deste ponto de vista, o inconformismo é um antídoto de mudança e em alguns casos, um motor para importantes mudanças sociais ao longo da história. O inconformismo mostra certo protesto, uma forma de denúncia social perante as injustiças.

O inconformismo pessoal

Entretanto, o inconformismo pode ser analisado no plano pessoal como uma atitude de insatisfação recorrente diante daquilo que mais lhe faz falta do que aquilo que possui. A partir deste ponto de vista, o inconformista sempre quer mais. E isso é que mais lhe traz frustração e insatisfação porque a pessoa se torna escrava de seus próprios desejos pessoais mostrando uma atitude caprichosa. É muito importante educar a vontade para não ser um escravo dos desejos infinitos.

Foto: iStock - ArtisticCaptures

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Inconformismo