Conceito de Incômodo

IncomodoHá diversos tipos de estado emocional. Existem aqueles que são muito agradáveis como mostra a serenidade interior, a alegria diante de uma notícia feliz, o gozo por um bem que está por chegar, a esperança de algo que está por vir, a ilusão de uma amizade compartilhada, o amor, etc.

Afetando o equilíbrio emocional

Vale destacar que existem também estados emocionais que são desagradáveis. Há incômodos que alteram o humor das pessoas, por exemplo, o barulho intenso da rua pode dificultar o descanso adequado dos vizinhos desta área. A contaminação acústica é um claro exemplo de incômodo.

Um incômodo pode causar perturbação emocional, entretanto, vale ressaltar que o ser humano sabe enfrentar bem esses incômodos cotidianos. Por exemplo, o som do despertador que toca nas primeiras horas da manhã quando o desejo da pessoa é dormir e descansar durante mais tempo, como também a espera nos congestionamentos de trânsito das grandes cidades são muito incômodos.

Mal-estar emocional

O incômodo é um exemplo de mal-estar emocional que uma pessoa experimenta quando se sente incômoda com determinado fato ou diante de um conflito pessoal. Normalmente quando uma pessoa se sente incômoda por alguma razão também se mostra irritada com essas mudanças bruscas de humor. O incômodo que acontece por causa de um fato concreto gera mal-estar e perturbação no sujeito. Esse mal-estar pode ser pontual, mas também prolongado ao longo do tempo.

Por exemplo, aqueles vizinhos que têm dificuldade em dormir bem por causa do barulho da rua podem sofrer efeitos secundários negativos ao longo do dia como cansaço físico e psicológico, nível de estresse agudo, pensamento negativo, impaciência, dificuldade de concentração no trabalho, entre outros. Por isso, quando um incômodo emocional altera a qualidade de vida do sujeito de forma notável, o mesmo deve buscar possíveis soluções porque esses incômodos prejudicam a saúde das pessoas em geral.

Colocando a pessoa em prova

Estes incômodos vêm acompanhados por certo grau de dificuldade, uma vez que coloca em prova a resistência do sujeito. Vale destacar que além dos incômodos emocionais existem também os incômodos físicos como mostra a possível dor sentida por uma pessoa em consequência de alguma doença. Por exemplo, quando uma pessoa está com gripe ela experimenta sintomas complexos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Incômodo